EDITORA INNER
 
ADEGA
A revista do vinho e outros prazeres
Home Busca Ok
 
  Seções
  De Abacate a Zatar
  Especiais
  Expediente
  Seções
  Sumário da edição
  Acontece
  Artigos
  Cartas
  Cave
  Charutos
  Crônica
  Curiosidades
  Enogourmet
  Enotécnico
  Escola do vinho
  Estilo de vida
  Eventos
  Expediente
  Grands Châteaux
  Imprensa internacional
  Matéria de capa
  Minha adega
  Outras bebidas
  Outras matérias
  Newsletter
  Ok
 
  Serviços
  Assine já
  Anuncie
  Fale Conosco
 
03.jul - Tecnologia

Tecnologia promete revolucionar produção de vinho

3/Julho/2009

Novo aparelho identifica o momento em que o vinho é produzido
Especialistas em vinho se utilizam do gosto e do odor para identificar os tipos de vintages durante as estações. Para ajudá-los, pesquisadores franceses deram um passo a frente e desenvolveram um aparelho que pode identificar um vinho no momento em que fica pronto e, até mesmo, em qual barril ele foi fermentado.

 

A nova técnica explora a complexa e única mistura de componentes que existe dentro de cada garrafa. Usando uma espécie de nariz eletrônico, eles analisaram os compostos presentes em amostras de vapor de vinho para a produção de detalhadas assinaturas químicas, que podem ser colocadas em um banco de dados para identificar a fonte do vinho.

 

Isso significa que o "Nariz" pode dizer exatamente de que variedade de uva o vinho é feito, de que região é a vinha onde foi produzido e a origem da madeira do barril.

 

O pesquisador Regis Gougeon, da Universidade de Borgonha, na França acredita que o desenvolvimento do equipamento pode revolucionar o mercado dos vinhos. "Vários processos podem subitamente mudar as características do vinho. Essa nova tecnologia vai tornar o domínio sobre a produção muito maior", argumentou.    

 

 

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinho espanhol será servido no Vaticano

+ Turismo do vinho ganha mais adeptos na Espanha

+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

+ Instituto dedicado a estudar vinhos é Inaugurado em Bordeaux

+ Universidades espanholas recrutam voluntários interessados em beber vinho

 
Assine Já
 

  Assinatura
  Clique e assine já!
 
 
Copyright © 2008 - EDITORA INNER
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.