EDITORA INNER
 
ADEGA
A revista do vinho e outros prazeres
Home Busca Ok
 
  Seções
  De Abacate a Zatar
  Especiais
  Expediente
  Seções
  Sumário da edição
  Acontece
  Artigos
  Cartas
  Cave
  Charutos
  Crônica
  Curiosidades
  Enogourmet
  Enotécnico
  Escola do vinho
  Estilo de vida
  Eventos
  Expediente
  Grands Châteaux
  Imprensa internacional
  Matéria de capa
  Minha adega
  Outras bebidas
  Outras matérias
  Newsletter
  Ok
 
  Serviços
  Assine já
  Anuncie
  Fale Conosco
 

Café - 13.Nov - Saúde

Tomar três xícaras de café por dia reduz em 42% o risco de desenvolver diabetes

13/Novembro/2009

Segundo um estudo realizado a partir de dados de 40.011 holandeses, consumir ao menos três xícaras de café por dia reduz em até 42% o risco de sofrer de diabetes tipo 2 na idade adulta.

O café traz diversos benefícios à saúde
"O efeito protetor pode vir também de outros componentes do café além da cafeína, já que o descafeinado também se mostrou eficaz, mas menos intenso", explicou a doutora Pilar Riobó, responsável pela área de Endocrinologia e Nutrição da Fundação Jiménez Díaz.

Apesar de não ser possível determinar uma relação de causa e efeito entre o café e esta patologia, os dados parecem apontar para uma "evidência quantitativa" de um possível efeito protetor através do consumo de café.

"Possivelmente a relação entre o consumo de café e a diabetes está condicionada não só pela presença de substâncias bioativas como também pela forma de preparo (expresso, instantâneo, natural) e por outros hábitos dietéticos", apontou Riobó.

Nesta mesma linha está uma outra análise recente, que monitorou 55.826 japoneses durante 10 anos e detectou uma relação inversamente proporcional entre o consumo de café e a incidência de diabetes, "o que vai de encontro às conclusões já obtidas em estudos anteriores", segundo a doutora.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Cafeicultores do Espírito Santo dão boas vindas às chuvas
+ Consumo nacional de café contraria expectativas e cresce 8%

+ Indústria da torrefação quer novos Blends. Produtores rechaçam ideia

+ Cafeterias aumentam participação na renda do Reino Unido
+ Exportações de café em Honduras dobram no mês de outubro
 Exportação de café cresceu 1,6% na última temporada


 
Assine Já
 

  Assinatura
  Clique e assine já!
 
 
Copyright © 2009 - EDITORA INNER
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.