EDITORA INNER
 
ADEGA
A revista do vinho e outros prazeres
Home Busca Ok
 
  Seções
  De Abacate a Zatar
  Especiais
  Expediente
  Seções
  Sumário da edição
  Acontece
  Artigos
  Cartas
  Cave
  Charutos
  Crônica
  Curiosidades
  Enogourmet
  Enotécnico
  Escola do vinho
  Estilo de vida
  Eventos
  Expediente
  Grands Châteaux
  Imprensa internacional
  Matéria de capa
  Minha adega
  Outras bebidas
  Outras matérias
  Newsletter
  Ok
 
  Serviços
  Assine já
  Anuncie
  Fale Conosco
 

Cartas


PÉ FRANCO
"Nunca tinha ouvido falar de pé franco (reportagem na edição 74, página 52). Achei incrível que ainda exista isso e que haja produtores que "se arriscam" em cultivos que podem ser dizimados, pois a filoxera ainda existe. Parabéns pela escolha dos temas, cada vez mais interessantes e inusitados."
Welington Rocha

ADEGA SUBTERRÂNEA EM CASA
Caros amigos da revista ADEGA (chamo-os de amigos, pois tenho contato mensal com vocês há muito tempo como assinante da revista e gosto muito de sua leitura). Estou construindo uma adega semi-subterrânea (fica incrustada em uma encosta, com a casa acima) e estou com algumas dúvidas. Talvez possam me ajudar. Não achei maiores dados na internet sobre adegas subterrâneas sem climatização, nem minha arquiteta. Moro em Caxambu, sul de minas, local bem fresco, pelo que estou me aventurando na adega sem climatização. A adega tem 4 m x 1,7 m, com 3 m de altura. Três paredes possuem contato com a terra, e uma parede, de tijolo comum inteiro, tem acesso para um escritório, que por sua vez tem acesso pela garagem, e também é isolado com parede de tijolo inteiro (o local da adega ainda não está pronto, mas é bem fresco).
Minha ideia e forrar as paredes em contato com a terra com pedras São Tomé para ficar mais fresco, e a outra parede e o teto com algum isolante, sobrepondo com madeira de demolição. A porta pretendo colocar frigorífica. Deixei cerca de 2 m² da parede do fundo sem isolamento da terra, para me dar umidade (está bem molhada a parede, não sei se a isolo ou não). O resto isolei e estão bem secas as paredes. Quero ver se consigo umidade e temperatura ideal sem climatizador. Minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Como não haverá climatizador e a porta é frigorífica, que veda muito, tem necessidade de deixar algum respirador, ou posso isolar sem problema. Se sim, como fazer o respirador.
2 -Será que a parede sem isolamento vai umidificar muito o ambiente, até quanto de umidade posso deixar sem que estrague os vinhos.
Flávio Junqueira Silva

Caro Flávio, nossa editora de vinhos, Sílvia Mascella Rosa indicou a arquiteta Vanja Hertcert para que você entre em contato. Foi ela quem projetou a vinícola Luiz Argenta. Ela vive no Vale dos Vinhedos e é dona de uma pousada com cave incrustada na pedra. Creio que ela pode lhe dar alguma orientação nesse sentido.

OMELHORVINHO.COM.BR
Gostaria de comprar os tintos Grão Vasco 2008 (Portugal) e Nieto Senetiner Reserva 2008 (Argentina), mas o site - OMelhorVinho.com.br - não oferece essa opção, nem telefone para contato. Vocês podem ajudar?
Avenir de Moraes

Antes de tudo, só para esclarecer: OMelhorVinho.com.br não é um site de compra. É um site de consulta de avaliações de vinho. De qualquer maneira, o Grão Vasco é da importadora La Pastina - www.lapastina.com.br. Se não encontrar nos supermercados e lojas especializadas, tente contato com a importadora. O mesmo vale para os vinhos da Nieto Senetiner, que são importados pela Casa Flora - www.casaflora.com.br.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

 
Assine Já
 

  Assinatura
  Clique e assine já!
 

Copyright © 2009 - EDITORA INNER
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.