A famosa classificação de Napoleão III

1855 protegido por lei

Cinco anos após o primeiro pedido de proteção legal do termo “1855”, a briga na corte europeia continua

por Redação

Classificação de 1855

Os Châteaux bordaleses incluídos na famosa Classificação de 1855 (encomendada por Napoleão III para a Exposição Universal em Paris naquele ano) decidiram colocar o termo “1855” sob proteção legal para impedir que outros possam usá-los sem ter direito.

O pedido foi feito à corte da União Europeia há cerca de cinco anos, mas agora o lobby foi mais intenso devido aos problemas envolvendo a loja on-line 1855.com, que recentemente mudou de nome para Heracles, mas que no ano passado foi multada em 200 mil euros por causa de reclamações em relação a entregas de vinhos Bordeaux en primeur. Com o termo protegido, apenas 61 tintos e 26 vinhos doces poderão usá-lo no rótulo. “Isso significa que devemos evitar ver outro 1855.com”, afirmou Philippe Castéja, presidente do conselho.


A lista de Bonaparte 

Criado em 1855, o agrupamento classifica vinhos em cinco categorias. Muitos amantes da bebida afirmam que a lista usa apenas o critério de preço, já outros asseguram que o método de avaliação por qualidade também é usado. As divisões são feitas entre Premiers Grands Crus, Deuxièmes Grands Crus, Troisièmes Grands Crus, Quatrièmes Grands Crus e Cinquièmes Grands Crus.

palavras chave

Notícias relacionadas