A província preferida dos romanos

Pátria de pintores, destino de celebridades e morada de santos, a Provence fascina com seus sabores e vinhos "de prazer"

por Fábio Farah

divulgação
Vinhedo provençal: terroir privilegiado recortado por paisagem estonteante

Quando os romanos desembarcaram na região francesa de Provence, em 125 a.C., ficaram encantados com o aroma de sálvia, alecrim, tomilho e lavanda combinados no ar com uma precisão cobiçada pelo mais exímio chef de cozinha. E apreciaram o estilo de vinho dos produtores locais. Eram vinhos rosé (por estar na moda, o estilo rosado mereceu a capa desta edição de ADEGA). Os tintos mais encorpados surgiram como exigência inglesa, já no século XVII. Mas não foram apenas as Herbes de Provence - ou a qualidade da bebida - que fascinaram os romanos. Foi a personalidade da região, com sua paisagem costeira e os penhascos rochosos que milênios depois inspirariam pintores notáveis como Van Gogh, que pintou diversas vezes o Mont Ventoux, um dos pontos mais altos da região. Ou Paul Cézanne, que dedicou parte de seu tempo à Montanha de Sainte-Victoire e ao Golfo de Marselha.

#R#

Pontilhada por encantadores vilarejos medievais, a região pode fazer o turista julgar Marselha uma cidade áspera. Fundada em 600 a.C. pelos gregos, que estabeleceram um porto chamado Massalia, ela conta hoje com cerca de um milhão de habitantes. Destaque ao Vieux Port, parte mais antiga da cidade, devastada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Talvez os estragos fossem maiores se a patrona de Marseille, Notre Dame de la Garde, não estivesse vigiando tudo de cima de uma colina. A basílica, construída em 1864, oferece uma vista sensacional da cidade - o melhor horário para contemplá-la é de manhã. Antes de sentar-se em um restaurante à beira do Mediterrâneo e saborear uma tradicional bouillabaisse, harmonizada com um rosé da Provence, vale a pena visitar o Château d´If, cenário escolhido por Alexandre Dumas para aprisionar dois de seus personagens no clássico O Conde de Monte Cristo.

divulgação
Domaine de Rimauresq

Sem deixar de lado a ficção, evoco a encantadora Juliete Christiane Hardy, interpretada por Brigitte Bardot em E Deus Criou a Mulher, rodado em Saint- Tropez. Esse clássico do cinema transformou uma aldeia de pescadores em um dos lugares mais badalados e glamourosos da Riviera Francesa. É lá que celebridades como Bruce Willis, Paris Hilton, Bono Vox e Beyoncé aproveitam parte de suas férias em iates luxuosos, embalados por vinhos rosé. Aos amantes de história, a região guarda muitas surpresas, como a cidade de Avignon, escolhida como a sede do papado no século XIV. E esconde mistérios como o crânio de Maria Madalena, em Saint- Maximin. Ela teria desembarcado na região poucos anos após a morte de Jesus Cristo. Mas três programas são obrigatórios, independente das preferências pessoais ou do roteiro escolhido. Passear pelas feiras, degustando os deliciosos sabores e os aromas regionais - a de Aix-en-Provence é super! -, beber o vinho que se tornou símbolo provençal (quem sabe na própria vinícola? Confira seleção a seguir) e... apreciar La Vie en Rose. Sem moderação.
#Q#

Rosés com história

Na comédia Um Bom Ano, dirigida por Ridley Scott e lançada no final de 2006, Max Skinner, um homem de negócios interpretado por Russel Crowe, deixa o agito londrino para conferir a herança deixada por seu tio recém-falecido: uma charmosa vinícola na Provence. Sua idéia é vender a propriedade e voltar à capital inglesa. Mas ele é fisgado pelo espírito provençal e, como todo bom filme holywoodiano, por uma belíssima mulher, interpretada pela francesa Marion Cotillard. Abaixo, algumas vinícolas provençais que visitei no final do ano passado e são capazes de fisgar qualquer um, seja ele um homem de negócios ou não.

Château Beaulieu (conferir na seção "Enoarquitetura")
Apelação: Coteaux d'Aix en Provence
Cidade: Rognes
E-mail: contact@chateaubeaulieu.fr Site: www.chateaubeaulieu.fr

Château des Chaberts
Apelação: Coteaux Varois en Provence
Cidade: Gareoult
E-mail: chaberts@wanadoo.fr

Château de Pourcieux
Apelações: Côtes de Provence e CP
Sainte Victoire
Cidade: Pourcieux
E-mail: contact@chateau-de-pourcieux.com
Site: www.chateau-de-pourcieux.com

Domaine de Rimauresq
Apelação: Côtes de Provence
Cidade: Pignans
E-mail: rimauresq@wanadoo.fr
Site: www.rimauresq.fr

Château de Pampelonne
Apelação: Côtes de Provence
Cidade: Ramatuelle
E-mail: edgar.pascaud@wanadoo.fr

divulgação
Saint-Tropez: antiga aldeia de pescadores tornou-se point de celebridades internacionais

palavras chave

Notícias relacionadas