A vitrine do vinho

A Expovinis Brasil ganha espaço, mais expositores e apresenta as novidades do mundo vitivinícola

por Fernando Roveri E Christian Burgos

fotos: Expovinis Brasil/divulgação
A Expovinis é um espaço democrático no universo vinícola englobando as maiores importadoras do País

Nos próximos meses, não há como falar em negócios do mundo do vinho sem citar a Expovinis 2007, que este ano acontece com um importante upgrade. O evento será realizado no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera entre os dias 24 e 26 de abril. Paralelamente à Expovinis, ocorrem, no mesmo espaço, as feiras Brasil Cachaça 2007 e também a Epicure - 7a Feira Sul-Americana do Tabaco e do Presente Fino.

Diversos produtores e importadores fazem parte do time de ouro desse grande evento do vinho, como Expand, World Wine e Decanter, no time das importadoras; e grupos internacionais como o Vins de Provence e Sude France, da França; Pró Mendoza, da Argentina, Ferre/Catasus, da Espanha, além dos já tradicionais Grupos de Portugal e África do Sul. A expectativa é que o público visitante seja superior ao de 2006, que foi de aproximadamente 14 mil pessoas.

Em sua 11a edição, a Expovinis é aberta tanto aos profissionais do setor quanto aos consumidores finais. O público poderá conferir milhares de rótulos do Novo e do Velho Mundo, participar de degustações e acompanhar os resultados de um dos destaques da programação, o concurso Top Ten.

Além de degustações exclusivas, a Expovinis é um espaço democrático no universo vinícola. Afinal, as maiores importadoras do país convivem no mesmo ambiente, com vinhos acessíveis até os mais sofisticados.

Este ano, a Cantu apresenta os vinhos assinados pela conceituada enóloga argentina Susana Balbo, os vinhos uruguaios da H. Stagnari e a linha de azeites finos da marca espanhola Pons.

A Reloco tem um amplo leque de opções com destaque para o "Salmos", da produtora espanhola Torres, e os vinhos da Bodega del Fin del Mundo, da Patagônia. Outra novidade é a linha Penedo Borges, produzida pelo presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-RJ), Euclides Penedo Borges.

Com uma seleção de 80 rótulos, iniciando pelo espumante Ferrari, um dos melhores da Itália, a Decanter também apresenta os vinhos da Villa Raiano. Da França, a importadora destaca os vinhos da Château La Tour de BY e Grand Cru Bourgeois.

A moda dos vinhos rosés é o destaque da Vins de Provence, representada por nove vinícolas. Vale conferir a degustação com a presença do Diretor do Conselho Interprofissional dos Vinhos de Provence, François Millo, no dia 24, com os vinhos "Duc de Raybaud", "Chateau Real D'or", "Domaine de Pontfract", "Chateau des Gavelles" e o espumante "Duc De Raybaud".

fotos: Expovinis Brasil/divulgação
Edição do ano passado teve cerca 14 mil visitantes

A World Wine, importadora de vinhos finos do Grupo La Pastina, também marca presença. Entre as novidades o Finca Lugilde Goulart e a Familia Durigutti, da Argentina, e Michel Laroche, do Chile.

A importadora Interfood também apresenta algumas novidades, com destaque para a Linha Premium Varietal da vinícola Santa Helena, além da francesa Le Jaja de Jau, uma pequena produtora da região de Roussilon. Voltada totalmente ao vinhos orgânicos e biodinâmicos, a Marimpex representa sete vinícolas especializadas nesse estilo de bebida.

Entre as produtoras, a Vinícola Lidio Carraro expõe toda a linha exclusiva de vinhos dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Já a Pizzato tem uma gama maior de lançamentos, como a linha Vale dos Vinhedos, com o selo I.P.V.V. (Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos), da safra de 2004, além do top da casa, o "Concentus 2004".

A Georges Aubert tem como carrochefe a Linha 187. As variedades Prosecco e Moscatel agora estão disponíveis em pequenas garrafas coloridas de 187ml, visando o público jovem.

fotos: Expovinis Brasil/divulgaçãoAs novidades da Miolo ficam por conta da rotulagem do vinho "Terranova Shiraz". Já o "Terranova Muskadel" será apresentando com um novo nome, "Dry Muscat". A vinícola destaca ainda os novos "Lovara Riesling 2007" e "Cabernet Shiraz 2006".

Mas a Expovinis não conta apenas com produtores de vinho e importadoras. É indispensável visitar o estande da Art des Caves e o lançamento da Avant Garde 25, com capacidade para 25 garrafas, acabamento em alumínio escovado e prateleiras cromadas.

Com tantas novidades, a Expovinis se firma como o mais importante evento do setor no país, a vitrine do que há de melhor no universo de Baco. Comerciantes, empresários e enófilos apaixonados pela arte do vinho só têm a ganhar.

palavras chave

Notícias relacionadas