Acontece

por Christian Burgos

Getty/FLICKR
Champagne, França

ADEUS A ROBERT MONDAVI
Robert Gerald Mondavi, considerado por muitos o pai dos vinhos californianos, faleceu em sua casa, em Yountville, no dia 16 de maio, aos 94 anos. Ele foi uns dos vinicultores mais influentes e admirados da história da Califórnia. Ele e seu irmão Peter já trabalhavam juntos fazendo vinhos na Califórnia na década de 1940. A Robert Mondavi Winery, localizada no Napa Valley, foi criada em 1966 e ganhou grande importância mundial, se tornando uma das mais famosas vinícolas da Califórnia, até ser vendida à Constellation Brands em 2004 por US$ 1,35 bilhões.

#R#

CHAMPAGNE AMPLIADA
A proposta de expandir a área de Champagne, na França, foi aprovada pelo Institut National des Appellations d'Origine - que regula o sistema de denominações das regiões no país. Este processo vai adicionar, aproximadamente, 40 novas aldeias e duas serão excluídas. Isso significa um acrescimo de 2.500 acres para o local que foi delimitada pela primeira vez em 1927 e possui, atualmente, 84,016 acres. Devido a necessidade de revisão doprocesso pelo governo francês, o processo da nova delimitação pode levar até um ano para ser finalizado.

Napa Vintners
Robert Mondavi

BAR E VINHO
Para provar um vinho e desfrutar de uma boa harmonização, não é preciso ir até um restaurante. Para isso basta visitar um Wine Bar. As opções espalhadas pela cidade incluem desde saladas de camarão, sanduíches de filet de avestruz até Pantumaca Catalão. Na loja Expand Iguatemi, os apreciadores podem provar qualquer item do cardápio em taças com os mesmos rótulos e preços expostos na loja. Também em São Paulo, na Escola de Vinho Cliclo da Vinhas, a cozinheira do Bar da Escola, está sempre testando novos sabores para oferecer aos alunos, ou não, que dão uma passadinha por lá.

EVENTOS RS
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) e a Embrapa Uva e Vinho já iniciaram os preparativos para a realização de três grandes eventos que acontecerão de 22 a 27 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O XII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia servirá como instrumento de desenvolvimento científico e tecnológico da vitivinicultura brasileira. Já o II Simpósio Internacional Vinho e Saúde discutirá os efeitos do vinho à saúde. E a XVI Avaliação Nacional de Vinhos apresentará para um público superior a 700 pessoas os vinhos da Safra 2008.

ABS-RJ FAZ 25 ANOS
Fundada no Rio em 1983 pelo restaurateur, sommelier e empresário Danio Braga, a Associação Brasileira de Sommeliers - secção Rio de Janeiro (ABS RJ), entidade carioca sem fins lucrativos - completa seus 25 anos de existência no corrente deste ano. O fato foi comemorado em uma grande festa nos salões Nobre e Golden Room do Hotel Copacabana Palace, no Rio, em 16 de maio. A festa contou com 24 distribuidoras de vinho e bufê do Copa, além de música ao vivo e um bar do vinho do Porto e da Madeira. Contando atualmente com 1400 associados, a ABS RJ ministra cursos básicos e avançados sobre o mundo dos vinhos e cursos para profissionais, entre outras atividades. O atual presidente da entidade é o colaborador de ADEGA, o Engenheiro Euclides Penedo L. Borges, que dirigente da Associação desde 1995.

ESPANHA NO BRASIL
O Eñe Restaurante, de comida espanhola, comemorou seu primeiro aniversário em 26 de maio. Durante a celebração, os convidados presenciaram a inauguração do mural "la plaza del eñe", do artista-plástico David Dalmau. A obra original foi doada à Embaixada da Espanha, em São Paulo. O próprio artista entregou o mural ao Embaixador da Espanha, Sr. Ricardo Peidró durante a festa de aniversário do restaurante.

SAUDADES DO CORONEL
O grande responsável pela revolução do vinho Madeira nas últimas duas décadas, o Coronel Costa Campos, faleu em 10 de maio em Lisboa. Conhecido como Coronel, Costa Campos foi reconhecido pelas transformações na elaboração, comercialização e marketing do vinho Madeira - vinho reconhecido na década de 1940 e que retornou ao prestígio com as inovações promovidas pelo Coronel. Costa Campos, grande apreciador das terras brasileiras, fez sua última visita ao País no ano passado, quando concedeu uma entrevista exclusiva à Revista ADEGA.

EXPOVINIS
A 12° edição da Expovinis, que aconteceu em final de março passado, recebeu mais de 15 mil visitantes interessados em conhecer novos rótulos e degustar vinhos dos 260 expositores de diversos países. A sensação do evento, o Top Ten - concurso que elege os dez vinhos mais representativos da ocasião - foi inesperado ao selecionar, pela segunda vez consecutiva, os onze melhores rótulos devido ao empate na categoria Tintos Nacionais entre os vinhos Rio Sol Cabernet Sauvignon/ Shiraz e Marson Gran Reserva Cabernet Sauvignon. A avaliação completa você encontra na edição anterior de ADEGA.

palavras chave

Notícias relacionadas