Acontece

por Redação

fotos: Sofia Carvalhosa
Pedro Malan ,Ciro Lilla e Eduardo Guardia
fotos: Sofia Carvalhosa
Pepe Schib e Leonardo Senna

Reunião internacional
Renomadas personalidades do mundo do vinho estiveram presentes na quarta edição do Encontro Mistral 2008, realizado bimestralmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Passaram por lá enólogos como, por exemplo, o espanhol Telmo Rodriguez, conhecido por produzir vinhos com personalidade; Marco Pallanti, indicado como Enólogo do Ano diversas vezes pelo guia Gambero Rosso; Luis Pato, da casta Baga na Bairrada de Portugal; e Estella Perinetti, das Bodegas Caro, de Rothschild. Os participantes ainda puderam interagir com 80 produtores de diversos países, entre eles, destaque para Nicolás Catena Zapata, amplamente reconhecido no mundo do vinho argentino, e Johann Krige, com tradição em produzir os melhores Pinotage da África do Sul.

Decanter Wine Show
A segunda edição do Decanter Wine Show, festival de vinhos promovido pela importadora Decanter, receberá 49 produtores convidados do Novo e do Velho Mundo. Dentre eles, estão nomes como François Labet, do Château de La Tour; Augusto Boffa, da italiana Pio Cesare; João Pilão, da portuguesa Altas Quintas; Piet Dreyer, da sul-africana Raka; e John Retsas, da australiana Schild Estate. A primeira edição do evento aconteceu 2006 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Mais de duas mil pessoas participaram das degustações que contemplaram aproximadamente 250 vinhos. Este ano, a organização espera 3.500 participantes entre os dias 4 e 8 de agosto nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, respectivamente.

Regional
Em meados de maio foi a vez da cidade de Sorocaba, no interior paulista, de receber produtores nacionais e importadoras como, por exemplo, Cantu, Mistral, Portus Cale e Grand Cru, entre outras, para a 2ª Feira de Vinhos de Sorocaba. O evento foi realizado pela Padaria Real e contou com degustações especiais de queijos, azeites e pães.

Ville du Vin/divulgação
Degustação de vinhos Grands Crus Classés na Vila Nova Conceição

#Q#

Sabor espanhol
São Paulo experimentou pela segunda vez o sabor das iguarias espanholas na II Jornadas de Gastronomia e Alimentação espanhola, o Deguste Espanha 2008, que aconteceu em 11 de junho deste ano. Os participantes provaram os melhores azeites, presunto ibérico, queijos, carnes e conservas do país. O evento foi organizado peça Federação Espanhola de Indústrias da Alimentação e Bebidas (FIAB) em colaboração com outras entidades espanholas.

Tributação SP
A substituição tributária no setor de bebidas alcoólicas, que foi implementada pelo Governo do Estado de São Paulo desde 1º fevereiro, está interferindo no mercado de vinhos segundo dados da Internacional Consulting - consultoria de importação e exportação. O recolhimento do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) na fonte provocou aumento dos impostos e, conseqüentemente, dos preços ao consumidor final. Internacional Consulting afirma que o consumo de vinhos importados nos cinco primeiros meses do ano caiu em comparação com o mesmo período do ano passado.

VIP
A Ville du Vin da Vila Nova Conceição promoveu, no último dia 29, uma degustação de rótulos Grands Crus Classés no custo de R$ 1.800,00. Participaram do evento doze empresários da cidade, entre eles, Antonio Carlos Ferreira, José Carlos Moraes Abreu, Marina Moraes Ferreira, Carlos Jacob, Cleober Fazini, Olavo Dante Maciel, Pedro Vital e Cecil Vanet Maciel. Foram degustados vinhos como Châteaux Margaux, Mouton Rothschild e Cheval Blanc.

No Tabuleiro da Baiana
No último dia 9 de junho, o restaurante Lafayette, na Bahia Marina de Salvador, foi o palco do 1º Salão do Vinho da Adega Tio Sam, que contou com a presença de 13 produtores, enólogos e gerentes de vinícolas da América do Sul e da Europa. Os garçons, sommeliers e maîtres presentes no Salão afirmam que, enquanto a preferência dos estrangeiros recai sobre os vinhos brasileiros, especialmente os do Vale do Rio São Francisco, os turistas brasileiros e os baianos têm dado mais atenção aos vinhos do Novo e Velho Mundo. As 450 pessoas que visitaram o salão degustam quase 200 rótulos de 18 vinícolas diferentes. Veja alguns dos vinhos degustados no evento na seção CAVE. (SMR)

Para aprender
No último mês foi inaugurada a Escola Mar de Vinho por Marcelo Copello, editor de vinhos da ADEGA, do site Mar de Vinho, colunista da Revista Vinhos (Portugal) e autor de livros sobre o assunto. Localizada no Rio de Janeiro, contará com cursos regulares e extenso acervo de livros, revistas, amostras de solo de vinhedos e garrafas autografadas por personalidades. Alguns dos eventos já agendados são Degustando Sex in the City, O vinho em julgamento - criticando o critico e Degustando Frank Sinatra.

Perda lusitana
Alfredo Saramago, autor de uma série de obras sobre história e antropologia das tradições gastronômicas de Portugal, faleceu em 25 de maio, aos 70 anos. Formado em Ciências Sociais e Humanas e doutor em Antropologia, Saramago nasceu em 1938 no Concelho Alentejano de Arronches, Portugal, e dedicou-se ao estudo da história dos hábitos alimentares de seu país, tendo o vinho como um dos destaques em suas pesquisas. No ano passado, publicou 125 Vinhos, pela editora Assírio Alvim, na obra ele escolhe os melhores caldos de Portugal.

palavras chave

Notícias relacionadas