Revista Adega

Márcia Bueno Netto/divulgação

O tema vinho é visto em diferentes ambientes de decoração, seja numa sala de jantar ou até mesmo num lobby de hotel. Mas dentro de uma adega projetada, é impossível não ter algum detalhe decorativo com o assunto, a começar pelas garrafas que, por si só, são a atração principal e dão um colorido à parte.

Eliane Góes/divulgaçãoEm primeiro lugar, a adega deve ser um lugar totalmente aconchegante e convidativo, afinal, é possível passar horas e horas dentro de uma. Segundo a designer de interiores Márcia Bueno Netto, tudo depende do cliente e do estilo da casa. "Claro que um projeto de uma adega deve sempre lembrar uma cave. Mas não necessariamente ser um ambiente escuro e totalmente rústico". O principal é ter um ambiente climatizado, ideal para conservar as garrafas. A partir daí, fica nas mãos dos decoradores o estilo que a adega terá. "É legal sempre usar a história do vinho como tema. Combinar livros, garrafas, copos e detalhes decorativos de uma maneira bonita e útil", diz a designer.

Saber harmonizar peças pesadas com pequenos detalhes dão um toque especial à adega. A idéia de usar troncos naturais como pé de mesa com tampo de vidro e cadeiras de acrílico decoradas apenas com rótulos de vinho, por exemplo, dão leveza ao ambiente. Já os armários em freijó com pátina branca 'quebram' o tom de tijolo do chão e deixam a adega mais clara. "Gosto de misturar o antigo com o contemporâneo", revela Márcia.

A iluminação é outro detalhe bastante delicado dentro de uma adega, já que influencia diretamente na conservação dos vinhos. Deixá-la sempre apagada é o certo. Acender as luzes, apenas quando necessário, e de preferência que não reflitam diretamente nas garrafas. "No caso dessa adega que projetei recentemente, usei alguns spots e uma passarela de vidro no teto, por onde entra iluminação natural. A pouca quantidade de luz não danifica os vinhos. O detalhe é interessante, pois quem passa pela sala vê a adega de cima", diz Márcia.

Márcia Bueno Netto/divulgaçãoA pintura da adega é outro procedimento que requer muita pesquisa e adequação com o local. A artista plástica Eliane Góes, já experiente no assunto, tem em seu currículo diferentes tipos de pintura. "Tudo depende da proposta que o cliente quer. A partir daí, coloco meu talento em prática", diz a artista.

Entre as diversas obras de arte que já executou dentro de uma adega, está a reprodução de caixas de vinho empilhadas na parede, feita com a técnica Trompl´oeil, que quer dizer 'engana os olhos'. "A pessoa tem a impressão de estar realmente vendo caixas de madeira, mas quando chega perto, percebe que é um trabalho feito apenas com a tinta", revela Eliane.

Além desse trabalho, outro que lhe marcou foi uma adega com pintura afresco, bastante usada na antiguidade para decorar interiores de igrejas, na qual Eliane simbolizou o tempo de Baco cercado de várias ninfas com guirlandas de folhas de uva. "Essa obra foi feita num porão, usei cores bem envelhecidas para combinar com o local", diz ela. Em outra ocasião, reproduziu uma receita de risoto em italiano em tons pastéis para dar um charme na adega e não só abusar de assuntos de vinhos em si, mas também os que estão ligados ao tema.

As cores que prevalecem na decoração de uma adega sempre tendem para os tons mais terrosos, as cores quentes, como laranja e vermelha. "O legal de usar essas tonalidades é aproximar-se mais da verdadeira cave, dando um ar mais rústico e real, como na Europa. Mas usar um branquinho e cores mais leves, também vale a pena para deixar o local mais claro", finaliza a artista plástica.

Serviço:
 

Eliane Góes - especializada em Pinturas Especiais - (11) 3744-2101

Márcia Bueno Netto - Designer de Interiores (11) 3722-0463


Escola do vinho

Artigo publicado nesta revista

Últimas Escola do vinho

01-12-2014
00:00 Anos Especiais
09-11-2014
00:00 Do frio ao calor e vice-versa
12-09-2014
00:00 Ferramenta Básica
21-07-2014
00:00 Discrição
00:00 Em guarda!
20-06-2014
00:00 Oscilações perigosas
30-03-2014
00:00 Adega proporcional
01-03-2014
00:00 A história do vinho e o vinho na história
29-01-2014
00:00 A voz da experiência
05-12-2013
00:00 Jovens velhos
Mais Escola do vinho »
TOP 100

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano



Receba o boletim Revista Adega

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas

Mais lidas

1 Que taça escolher? Capa
2 Qual adega comprar? Escola do vinho
3 Bons vinhos abaixo de R$50 Escola do vinho
4 A temperatura ideal Escola do vinho
5 Para acompanhar o Bacalhau Harmonização
6 Bacalhau Tinto ou Branco? Harmonização
7 O mito da acidez dos azeites Azeite
8 Os vinhos mais caros do mundo Simply The Best
9 Carne e sal Harmonização
10 10 bebidas que seu bar precisa ter Outras bebidas