Boas escolhas à vista

Aprenda lições básicas para que sua compra tenha um final feliz

Separamos nove dicas para os amantes do vinho adquirirem um bom rótulo

por Marcelo Copello

"Só a primeira garrafa de vinho é cara".
provérbio francês

fotos: Iacobescu Alexandru/Stock.Xchng
Desconfie de garrafas de safras antigas a bom preço

Pode-se ver o vinho sob diversos ângulos: como alimento saudável, mera bebida alcoólica, símbolo de status, sofisticação e, eventualmente, esnobismo, história líquida, fonte inesgotável de prazer e descobertas, e, também, produto comercial. Abordaremos este último aspecto, especificamente o momento da compra.

O vinho é um produto de variedade infinita. Existem milhares de rótulos no mercado. Qual deles escolher? Para um enófilo inexperiente, a compra pode significar ansiedade e expectativa na escolha de uma boa garrafa.

O "vinho bom" nada mais é do que aquele que melhor se adapta a seu gosto pessoal, ao seu poder aquisitivo e à ocasião a qual se destina. Muitos têm como regra única de compra o "quanto mais caro, melhor o vinho". Preço, contudo, não caminha par-e-passo com qualidade. É simplesmente resultado da oferta e procura. Um Romaneé-Conti pode custar dez vezes o preço de um Château Latour. Conclui-se, então, que seja dez vezes melhor? Não, conclui-se apenas que existem menos garrafas de Romanée Conti disponíveis e/ou mais pessoas dispostas a pagar por elas.

Existem "vinhos bons" para todos os gostos, bolsos e ocasiões. Vejamos algumas dicas para amenizar suas dúvidas na hora da compra:

• Procure uma loja ou importadora com boa variedade. O primeiro aspecto a se observar é a origem: um produtor renomado garante um padrão de qualidade, embora nem sempre os preços compensem. Nomes desconhecidos podem ser boas descobertas, mas têm uma dose de risco. Não deixe também de observar se existem safras recentes e se o estoque está sendo renovado.

• A boa conservação é fundamental, desde a origem até a prateleira. Dessa forma, procure garrafas trazidas por bons importadores, em containers climatizados. Supermercados normalmente desligam o ar-condicionado à noite, portanto, cuidado ao adquirir exemplares mais frágeis (espumantes, brancos e tintos ligeiros) nestes locais.

• Examine o estado do rótulo. Você não vai beber o rótulo, mas se estiver danificado indica maus tratos à garrafa. Veja como estas estão sendo conservadas. Não compre se ficaram numa vitrine expostas ao sol. Observe o nível de líquido na garrafa, compare com outras do mesmo vinho. Se o nível estiver baixo, não compre. Ao achar um exemplar desconhecido a preço atraente, adquira apenas uma unidade para provar antes de fazer uma aquisição maior.

fotos: Iacobescu Alexandru/Stock.Xchng


• Olhe a garrafa contra a luz. Repare na cor do vinho, quanto mais escuro mais corpo terá. No caso dos brancos de mesa uma cor muito dourada, escura, pode indicar que está oxidado. Por outro lado, se você observar pequenos cristais boiando e brilhando, não se preocupe, trata-se apenas do bitartarato de potássio (sal que se forma naturalmente na fermentação e que não tem gosto nem cheiro).

• Outro aspecto interessante de se observar é o formato da garrafa, que pode indicar origem (Bordeaux, Borgonha, Alsacia etc.) e também, de certa forma, qualidade. Observe seu fundo. Quanto mais profunda a reentrância, mais resistente é o recipiente. Pode-se observar que, geralmente, em vinhos diferentes do mesmo produtor, quanto maior a concavidade do fundo da garrafa maior a qualidade do produto. Esta dica ajuda mas não é infalível, já que hoje há muitos produtos medíocres com garrafas imponentes, e vinhos honestos, mais tradicionais, que ainda não modernizaram suas embalagens.

• A safra é muito importante. Tenha sempre em mãos uma tabela de cotação de safras, que pode ser conseguida facilmente em catálogos de importadoras ou na Internet. Lembre-se de que a maioria dos vinhos não melhora com a idade, principalmente os brancos. Os de guarda custam mais caro com o passar dos anos, por isso desconfie de safras antigas a bom preço.

• A origem também é muito importante, quanto mais específica melhor. Indicações como Mis en bouteille à la proprieté ou Mis en bouteille au Château (França), Imbottigliato all'origine (Itália), Erzeugerabfullung (Alemanha), Embotellado en el Origen (Espanha, Chile e Argentina), Estate Wine ou Estate Bottled (EUA, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia), indicam que a bebida foi engarrafada por quem o produziu, o que é uma indicação de qualidade.

• Outra observação interessante é uma lógica informal que existe nos rótulos de qualquer lugar do mundo. O destaque que se dá ao nome da região, do vinho ou do produtor. Quando o nome da região, por exemplo "Bordeaux", vem em destaque e o nome do "Château" vem abaixo e mais discreto, isto pode significar que dentro de Bordeaux este Château não é importante. Por outro lado, se o nome do vinho ou do produtor vem acima e com letras maiores que o da região, pode significar que este é um dos nomes importantes daquela região.

• Procure também experimentar novidades. Só na Itália existem mais de 50.000 rótulos diferentes, por que se limitar apenas aos Chiantis e aos Valpolicellas?

palavras chave

Notícias relacionadas