Bodega Haras

A bodega Haras de Pirque inova pela "harmonização" com cavalos de raça e pela construção inusitada

por Fernando Roveri

Vista aérea da bodega: formato de ferradura

Cada vez mais o Chile consolida sua posição no mercado vitivinícola internacional, buscando sempre aprimorar a bebida de Baco. Porém, o encanto das bodegas chilenas não está somente nos vinhos, que agradam ao paladar, mas em suas concepções arquitetônicas diferenciadas que encantam os olhos.

Um exemplo é a Bodega Haras de Pirque. Localizada ao sul do Vale do Maipo, a construção se destaca, integrando, em uma mesma área, vinícola e haras. Essa união começa pelo design inovador da construção, em formato de ferradura. A idéia veio do empreendedor Eduardo Matte que, em 1991, adquiriu uma propriedade de 600 hectares na parte sudoeste de Pirque, mais tarde denominada Haras de Pirque. Sua intenção era construir uma grandiosa vinícola e expandir a criação de cavalos puro-sangue existente na região. Foi assim que ele iniciou o plantio das primeiras videiras, nas proximidades do haras.

#R#
fotos: Bodega Haras/divulgação
Colheita manual das uvas

Tonéis para fermentação

Juntamente com a criação de cavalos e a produção de vinho, Eduardo Matte exibe uma coleção de 18 modelo de carruagens, que os visitantes podem utilizar para visitar a propriedade. A bodega foi construída ao lado de uma colina, ocupa 5.300 metros quadrados e produz 1,5 milhão de litros de vinho ao ano. Antes de deparar com a "ferradura", o visitante passa pelo verde dos vinhedos entremeados por pastos, de onde já é possível vislumbrar a entrada da bodega, revestida de pedra. Ela conduz o visitante ao local de engarrafamento dos vinhos, justamente a etapa final de produção da bebida. Isso ocorre porque a bodega utiliza o processo gravitacional para produzir vinho, sustentando pelo formato irregular do terreno. Acima desta entrada, escadas conduzem ao jardim interior.

#Q#
Antes de chegar à bodega, o visitante passeia pelos vinhedos entremeados por pastos

Quando se adentra ao local, percebe- se o formato inovador da construção. No centro, um imenso gramado com um verde intenso de encher os olhos. Ao centro, um chafariz adorna a paisagem. O visitante pode contemplar esta bela vista sentado em um dos bancos de madeira, antes de prosseguir a visita, por portas laterais que conduzem ao interior da construção.

A cave, em estilo colonial espanhol, fica no subterrâneo da construção, justamente abaixo do jardim. Ali estão localizadas as barricas de madeira, onde o vinho é envelhecido. O local é sempre mantido a 15º C por meio de um sistema de drenagem de água, que mantém o solo com esta temperatura constante, em umidade de 70%.

Entrada do Haras

Na lateral esquerda do edifício, estão os tonéis de fermentação, com capacidade para 20 mil litros. Apesar da busca pela interação com a natureza, a bodega não abre mão da alta tecnologia no processo de fabricação do vinho. Mais à frente, no centro do prédio, está situado um laboratório no qual as uvas e o vinho são minuciosamente analisados para verificar a pureza da bebida e garantir sua qualidade ao consumidor final.

fotos: Bodega Haras/divulgação
Cave subterrânea

Depois de conhecer o interior da bodega, o visitante pode passear pelos vinhedos e apreciar os cavalos de raça criados ali. Ou simplesmente caminhar pelo local degustando uma taça de vinho em uma aventura despretensiosa que une visual estonteante e sabores únicos.

Jardim interior com chafariz

palavras chave

Notícias relacionadas