Garrafas lusitanas pelo mundo

Brasil é terceiro destino das exportações dos vinhos de Portugal

Portugal exportou mais de 18 milhões de euros em vinho para o Brasil no primeiro trimestre deste ano

Cidade do Porto, em Portugal (c) PIxabay
Cidade do Porto, em Portugal (c) PIxabay

por Sílvia Mascella

A ViniPortugal informou, em seu relatório de exportações do primeiro trimestre de 2024, que o país faturou 212 milhões de euros com a venda de 74 milhões de litros de vinho, com valor médio de 2,85 euros o litro. Esses números representam, em relação ao mesmo período de 2023, um discreto aumento do preço médio (2,20%), mas uma diminuição de 2,14% no volume exportado.

O Brasil está em terceiro lugar entre os países que mais importaram vinhos portugueses, com um valor de 18,3 milhões de euros para o trimestre. Em segundo lugar ficam os americanos, que importaram o equivalente a 23,7 milhões de euros e em primeiro lugar está a França, que gastou 24,8 milhões de euros em vinhos de Portugal no último trimestre.

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Em termos de volumes a França segue na liderança, tendo comprado 8 milhões de litros de vinhos portugueses, enquanto Angola está em segundo lugar (6,6 milhões de litros) e o Brasil segue em terceiro também em volume, com 6 milhões de litros comprados. O país que pagou mais pelos vinhos de Portugal, no entanto, não foi a França, mas sim os Países Baixos, cujo preço médio por litro subiu 32,93% em relação ao mesmo período de 2023.

Os exportadores portugueses têm mais um motivo para celebrar, a China comprou 2 milhões de euros em vinhos, o que representa um aumento de 12,13% em relação ao primeiro trimestre de 2023, depois de vários anos de queda. Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal afirmou no comunicado que as exportações de vinhos portugueses têm demonstrado uma resiliência constante, mesmo diante dos desafios do mercado, impulsionada pela qualidade dos produtos, pela eficiência das estratégias de marketing e pela expansão dos canais de distribuição. “Queremos continuar crescendo nos mercados externos, contribuindo para a promoção da cultura vitivinícola de Portugal em todos o mundo”.

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