Subindo

Brasil vende mais de 246 milhões de litros de vinho em 2015

Setor cresceu 6,9% só no último ano. Destaque para os espumantes

por Redação

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) divulgou nesta semana os dados acerca da comercialização de produtos vitivinicolas no ano passado. O setor apresentou um crescimento de 6,9% no volume de produtos, com grande destaque para os espumantes e os sucos de uva prontos para consumo, que tiveram um aumento de 11,9% e 30,5%, respectivamente.

Os vinhos, embora também tenham vindo em uma crescente, apresentaram subida bem mais suave. Os rótulos finos apresentaram um crescimento de 2,6% em relação a 2014; enquanto os de mesa aumentaram apenas 0,7%. Em números absolutos, porém, ainda representam a maior parte da venda, com 227,3 milhões de litros.

Apesar dos resultados positivos, o presidente da Ibravin, Dirceu Scottá, adianta que isto não deve se repetir este ano em função do aumento dos custos de produção, da redução de volume da safra e mudanças na tributação, como o aumento do IPI e do ICMS. “O cenário é preocupante porque todos esses fatores encarecem os produtos nos pontos de venda. Isto, aliado à diminuição do poder de compra do consumidor por causa do momento de retração econômica, faz com que tenhamos uma perspectiva de diminuição nas vendas em 2016”, prevê.

Nas exportações, a produção vitinícola teve uma queda de US$ 6,2 milhões. Embora este possa parecer um péssimo resultado, Scottá alerta que a diminuição se deu pela formação de estoques visando à Copa do Mundo em 2014 e que não foram compensados pela alta do dólar. “Se compararmos com anos anteriores, podemos dizer que foi um resultado normal, devido ao Brasil ainda ser um país que exporta um baixo volume em comparação com países mais tradicionais, como a Argentina e Chile”, analisa.

DESEMPENHO DE VENDAS DE PRODUTOS VITIVINÍCOLAS EM 2015*

  • Os espumantes, em geral, tiveram aumento de 11,9%, com a venda de 18,7 milhões de litros;
  • Os espumantes moscatéis cresceram 15,8%, com a venda de 4,9 milhões de litros;
  • Na categoria sucos de uva prontos para o consumo, ocorreu aumento de 30,5% em relação a 2014, com a venda de 117,7 milhões de litros;
  • Os sucos naturais/integrais cresceram 29,8%, com a venda de 108,3 milhões de litros;
  • Na categoria de sucos de uva reprocessados e/ou reconstituídos, o crescimento foi de 101,5%, com a comercialização de 5,2 milhões de litros;
  • Os vinhos tranquilos, incluindo os de mesa e os de variedades viníferas, apresentaram crescimento de 0,9%, com a venda de 227,3 milhões de litros;
  • Foram vendidos 207,6 milhões de litros de vinho de mesa (+ 0,7% em relação a 2014);
  • Foram vendidos 19,7 milhões de litros de vinho de variedades viníferas (vinho fino), ou seja, +2,6% na comparação com 2014.

*Os dados são referentes à produção gaúcha, que representa cerca de 90% da produção nacional, e são     provenientes do Cadastro Vinícola (mantido por meio da parceria entre Ibravin; Ministério da            Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS).

palavras chave

Notícias relacionadas