Sob olhares

Cadastro nacional de uvas e vinhos deverá começar ainda este ano

Novidade facilitará o monitoramento da produção e o desenvolvimento de políticas públicas

por Redação

Antiga reivindicação do setor vitivinícola brasileiro, o cadastro nacional de uvas e vinhos deve ser colocado em prática ainda este ano. O início da contagem regressiva se deu nesta quarta-feira, durante o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, quando o coordenador geral do setor no Dipov (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal), Helder Moreira Borges, anunciou que o sistema estará pronto para o cadastro vitícola em dezembro próximo, e para o vinícola, em janeiro de 2017.

A implantação permitirá um melhor monitoramento da produção de uvas e da comercialização de vinhos em todos os estados brasileiros; bem como possibilitará uma maior precisão acerca do real tamanho da cadeia produtiva para além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Atualmente, o estado gaúcho é o único que já possui um sistema de levantamento de dados vitivinícolas. Em funcionamento desde 1968, ele servirá de modelo para aquele a ser implantado no restante do território brasileiro.

“Não vamos começar do zero, pois iremos incrementar os registros históricos já existentes”, disse Helder Borges. O desenvolvimento técnico do projeto é fruto da cooperação entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Embrapa Uva e Vinho e o governo federal por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS).

“Precisamos dessas informações não apenas para controle e fiscalização, mas para termos relatórios que permitam a construção de políticas agrícolas nacionais para o setor, como, por exemplo, de preço mínimo da uva e de regulação dos estoques”, comentou o coordenador. “Essas ferramentas também são importantes já que o setor da uva e do vinho ultrapassa o valor comercial em si. Há uma questão social muito forte envolvida”, completou.

LEIA MAIS
Flávio Zílio: o enólogo do ano 2016
Brasil lança nova rota de vinhos orgânicos
Vinhos finos registram única alta do setor vitivinícola brasileiro

palavras chave

Notícias relacionadas