Cartas

Escreva para redacao@revistaadega.com.br

por Redação

Safra no Brasil

"Ao ler a reportagem sobre a safra no sul do Brasil em 2015, fiquei feliz de saber que, apesar das dificuldades, teremos bons vinhos, especialmente espumantes. Falou-se muito dos espumantes, ou seja, a expectativa é grande. De qualquer forma, espero que tenhamos também bons tintos e brancos."

Gilberto R.

Compartilhar

Prego esse pensamento há muito tempo. Vinho é uma bebida da confraternização, da socialização. O vinho sem uma companhia para ser compartilhado nada mais é do que apenas uma bebida.
Paulo Cesar Carrijo

Feiras de vinho

Fico impressionado com a quantidade de eventos e feiras de vinhos que há no Brasil. Convenhamos, não é um país em que há tradição ou cultura de beber vinho. Ainda assim, vê-se um grande número de eventos. Isso só pode mostrar que os produtores enxergam potencial em nosso mercado. Neste ano, fui à Expovinis pela primeira vez. Uma pena não poder comprar os vinhos que estavam sendo servidos lá. Teria comprado vários.
Robson Carmo

Vinho velho, sim

Adoro vinhos antigos. Minha adega é intocável. Guardo garrafas por, no mínimo, 10 anos. Antes disso, ninguém pode sequer pensar em encostar nelas. A média de tempo que espero é de 15 anos. Devo dizer que venho colecionando rótulos há vários anos. Mais de 40. Isso me dá uma enorme felicidade e também a possibilidade de hoje conseguir degustar diversos vinhos no que considero o auge, especialmente Bordeaux. Adoro aqueles aromas terciários, aquelas notas de nozes, café. Decanto e fico apreciando esses vinhos por horas. Quem nunca teve esse tipo de prazer, não sabe o que perde.
Eugênio Pereira

Pinot Noir?

Saberiam indicar um bom Pinot Noir? Eu tenho lido muito sobre essa variedade e gostaria de começar a provar alguns vinhos. Quais podem indicar?
Everton Marista

Everton, você pode acessar o site MelhorVinho.com.br e fazer uma busca por “Pinot Noir” e encontrar todos os vinhos feitos com essa variedade avaliados em ADEGA. Lá você ainda pode depurar a pesquisa por preço, país etc.

Queijos

Quero reunir meus amigos em casa, mas não quero fazer um jantar formal. Estou pensando em comprar alguns queijos e vinhos, só. Conheço muitos queijos bons, mas não sou um grande conhecedor de vinhos. Como posso fazer para não errar? Quais combinam melhor com queijo? Tintos?
Michel Guerra

Michel, você pode encontrar um bom guia para o seu “queijos e vinhos” neste link:  /artigo/queijos-e-vinhos-pares-perfeitos_3311.html

Doce

Não sou fã de vinhos secos. Nunca fui. Não tenho paladar para eles. Assim como não gosto de cerveja. Nada amargo me agrada. Ainda assim, gosto de vinho, mas doces. Gosto de Vinho do Porto, de Moscatel e dos Late Harvest, por exemplo. Gosto de sentir a doçura. Também aprecio os espumantes Demi-sec e Moscatéis. Ultimamente, venho insistindo em provar alguns vinhos ditos secos para ver se consigo me acostumar, mas ainda não estou segura. Meu marido fica um pouco decepcionado, pois quer dividir algumas garrafas comigo, mas eu não consigo ir além da primeira taça na maioria das vezes. Apesar de tudo isso, gosto muito de ler sobre vinho, entender como são feitos e tudo mais. Parabéns pelo trabalho de vocês.
Rafaela Barbosa

Errata

Na edição 113, na reportagem “Todos os Chianti”, informamos que a unificação italiana ocorreu em 1961, quando, na verdade, foi em 1861. O equívoco foi percebido pelo nosso leitor Luiz Paulo de Queiroz.

palavras chave

Notícias relacionadas