Cartas

Escreva para redacao@revistaadega.com.br

por Redação

Parabéns

Muito boa! A revista é bem explicativa. As pessoas entendem, mesmo quem não é um expert.
Rosa Maria Sobrinho

Companhia

Nenhum vinho resiste sem uma boa companhia. Rápido ele estorna.
Germana Cruxên

Sabedoria

Nem o maior dos entendedores um dia saberá tudo sobre todos eles (vinhos)...
João Luís de Moraes

Vinho bom?

Vinho bom, é o vinho que eu consigo ter na minha taça
Leandro Correia

Pensamento

Prego esse pensamento há muito tempo: vinho é uma bebida da confraternização, da socialização. O vinho, sem uma companhia para ser compartilhado, nada mais é do que apenas uma bebida.
Paulo Cesar Carrijo

Rótulos amarrotados?

Assinei recentemente a revista ADEGA e a cada mês me surpreendo com os bons artigos, a exemplo da Escola do Vinho de Vanessa Sobral e Arnaldo Grizzo na edição 115. Gostaria de saber por que os rótulos das garrafas que coloco na minha adega, com capacidade para 25 garrafas, ficam amarrotados depois de uma semana guardados? Mantenho a temperatura da adega em torno de 17ºC e tomo todo cuidado em abrir e fechar rapidamente a porta.
Douglas M. Del Nero.

É relativamente normal que isso ocorra nas adegas, pois elas mantém umidade dentro. E essa umidade tende a prejudicar o rótulo, podendo soltar a cola, por exemplo. Para preservar os rótulos, sugerimos passar um filme plástico em volta da garrafa antes de guardá-la na adega.

Qual adega comprar?

Eu e minha esposa estamos montando um segundo negócio. Estamos montando uma cafeteria e nela colocaremos uma pequena adega (12 garrafas). Só que não entendemos (ainda) muita coisa sobre vinhos. Por isso, gostaríamos de uma informação preciosa: qual a marca de adega (com um preço honesto) podemos comprar? Que não pese muito no nosso orçamento. Ficaremos muito contentes em receber essa resposta.
Rivaldo Araújo e Aline Cabral

Antes de comprar uma adega, sugerimos a leitura deste artigo:
/artigo/qual-adega-comprar_1433.html

Levedura com sabor de carvalho

Sobre a nota “Levedura de Carvalho”, publicada na edição 116, é lamentável que essas práticas sejam oficializadas. Primeiro os chips, agora as leveduras para dar gosto de madeira. O que virá depois? Essências para dar ao vinho os sabores valorizados pelo mercado? Logo teremos os vinhos Bayer DOC, Pfizer DOC etc.
Aurelio Guerreiro

palavras chave

Notícias relacionadas