Cartas

por Redação

QUERO ENVIAR UM ARTIGO PARA ADEGA!
Gostaria de saber como faço para encaminhar artigos para a revista ADEGA.

Gisele M. Barbieri Moro
Cara Gisele, ADEGA está sempre aberta a receber artigos e matérias de colaboradores. Caso tenha alguma sugestão, entre em contato com nosso editor, Arnaldo Grizzo, pelo e-mail
a.grizzo@ revistaadega.com.br

BODEGA?
Em espanhol, bodega é adega, taverna. A tradução em português para bodega não é exata, é um falso cognato. Em português, bodega tem nove significados todos mais ou menos pejorativos: 1. casa de pasto ordinária 2. pequena venda de secos e molhados, boliche 3. infrm. diversão bulhenta e animada; pândega, baderna 4. refeição descontraída, geralmente feita ao ar livre; piquenique 5. B. infrm. coisa suja ou que não presta; porcaria 6. B. infrm. coisa ordinária, reles 7. comida mal feita ou de má qualidade 8. B. infrm. ação contrária ao decoro; indecência, impropriedade 9. interj. expressa contrariedade, zanga. Adega é: 1. compartimento da casa, geralmente subterrâneo, de temperatura fresca, onde se guardam vinho, azeite e outras bebidas 2. por metáfora o conjunto dessas bebidas 3. p. ext. local, em condições semelhantes, onde são guardados gêneros alimentícios; despensa 4. estabelecimento comercial que serve bebidas alcoólicas, especialmente vinhos e iguarias em geral; wine bar. (Houaiss). Na nossa língua, a designação mais adequada para os estabelecimentos produtores de vinhos é vinícola.
Roldão Simas

GRAHAM'S NA PADARIA?
Primeiramente gostaria de parabenizá-los pela excelente revista. Passei a ser assinante recentemente, mas já degusto ADEGA desde as primeiras edições, sempre com uma qualidade ímpar. Gostaria de saber a opinião de vocês em relação ao vinho Graham's Malvedos 1998, que acabo de adquirir alguns exemplares de 375 ml. Eles estavam empoeirados e esquecidos na prateleira de uma padaria no extremo da zona leste de São Paulo, e custando R$ 18. Gostaria de saber se foi uma boa compra e se o vinho está pronto para ser degustado.
Robson Fabio Sacouche

Quem responde é nosso editor de vinhos, Luiz Gastão Bolonhez: Aparentemente você fez um negócio da China, pois esse vinho vale algumas vezes mais do que você pagou. Se não fosse um vinho fortificado, ficaria muito preocupado. Digo isso porque os vinhos fortificados, como o Vinho do Porto, têm uma impressionante resistência. O que faria hoje era provar uma garrafa e daí comprovar se ele está mesmo bem conservado. O vinho Malvedos é um dos excelentes "Single Quinta" de toda a região do Douro.

PARABÉNS PELOS 5 ANOS
"A revista ADEGA, com sua abordagem séria, competente e abrangente, representou uma grande contribuição para a difusão da cultura do vinho em nosso País. Além disso, não se furtando a abordar com seriedade e profundidade temas polêmicos, contribuiu para uma melhor compreensão do papel do vinho importado na criação de mercado para o vinho. Entendendo e difundindo o conceito de que vinhos nacionais e importados são aliados e não inimigos, ADEGA tem tido um papel importante na aproximação desses dois segmentos do mercado. Finalmente, com seu competente grupo de degustadores, tem proporcionado a seus leitores avaliações sobre uma infinidade de vinhos, alguns deles dentre os melhores vinhos do mundo. Parabéns a toda a equipe liderada pelo amigo Christian Burgos",
Ciro Lilla

ISRAEL
Recebemos uma cópia de ADEGA com o artigo sobre os vinhos de Israel. Estamos traduzindo-o, mas, enquanto isso, deixe dizer que parece impressionante! Muito obrigado mesmo por incluir o Domaine du Castel e Eli Ben Zaken nele.
Caroline Shapiro

"Ficamos encantados em ler o maravilhoso artigo sobre Gaja, sua história, sua vinícola, seus vinhos, em ADEGA. Obrigado! Sempre tentamos dar nosso melhor para produzir vinhos que representem o terroir único de nossa região e é gratificante que nossos esforços sejam reconhecidos.
Com os melhores cumprimentos.
"
Angelo e Gaia Gaja

palavras chave

Notícias relacionadas