Cartas

por Redação

ACERTO
Os artigos sobre o centenário Dão, região dos vinhos verdes e a enoarquitetura da Quinta do Crasto, bem como sobre o Rhone na França, demonstram que acertaram em cheio. Portugal é uma terra de belos e diferenciados vinhos e que merece uma melhor abordagem. Os vinhos estão muito semelhantes em termos de castas e estilo de vinificação e Portugal tem muito a oferecer. A França é uma referência em caldos especiais.

Parabéns à Silvia Mascella Rosa sobre a Serra Gaúcha. O Brasil também está em franco crescimento em qualidade e quantidade de vinhos finos.

Saudações,
Walker de Faria Machado
Taguatinga/DF

Caro Walker, em nome da equipe de ADEGA, muito obrigado! Continue nos enviando suas opiniões e sugestões, que nos motivam e mostram o caminho certo.

Muito obrigado,
Marcelo Copello

FORMAÇÃO
Tenho um interesse muito grande na área da enologia. Nos últimos dois anos e nove meses morei na Nova Zelândia, nesse período trabalhei em vinhedos e também em wanery. Gostaria de saber se vocês poderiam me falar qual está sendo a melhor faculdade hoje para se fazer um curso de enologia no Brasil. Muito obrigada pela sua atenção.

Meus sinceros.
Sandra Valeria Reis

Cara Sandra, muito obrigado por nos escrever. Recomendo que você procure o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves, conhecida como CEFET, (www.cefetbg.gov.br). Por acaso dei uma palestra lá agora em setembro para os estudantes do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia e senti um ambiente muito bom. Em nome de ADEGA, desejo bons estudos e, é claro, boas degustações.

Saúde,
Marcelo Copello

CORRIGINDO
Na seção Azeites da edição anterior, a última linha da primeira página da matéria foi cortada. Reproduzimos aqui a citação completa: "Quando alguém fizer ao Senhor uma oferta de cereais, a sua oferta será de flor de farinha, deitará nela azeite, e sobre ela porá incenso".

Dúvidas e sugestões, escreva para: info@innereditora.com.br

palavras chave

Notícias relacionadas