Cartas

escreva para redacao@revistaadega.com.br

por Redação

ADEGA na França

Sou assinante da revista ADEGA, enófilo de carteirinha e utilizando-me das dicas e matérias publicadas, aproveitei minha ida à Saint-Émilion para participar da festa anual Ban Des Vendanges 2013 – ocasião em que celebram a colheita das uvas a cada ano e reclassificam os vinhos – e também para adquirir importantes rótulos para a minha adega. Eis que, ao chegar à loja La Grande Cave de Saint-Émilion, fiquei feliz ao verificar que um dos vendedores tinha um exemplar da revista ADEGA para orientar seus clientes brasileiros. Eu estava exatamente com as cópias das páginas 46 e 47 da edição 70 da revista comigo. ADEGA está em todas. Parabéns.
Luiz Gustavo Mendonça de Araújo

Descorchados 2013

Estou com dificuldades para encontrar os exemplares de 2013 do Guia ADEGA e também do guia Descorchados. Ainda há em estoque?
Bruno Rosmino

Caro Bruno, infelizmente, o livro Descorchados 2013 está esgotado em nossa loja. O autor, Patricio Tapia, já está elaborando a versão 2014 do seu guia, que virá ainda mais completo e deverá ser lançado nos primeiros meses do próximo ano. O Guia ADEGA – Vinhos do Brasil 2013-2014 está à venda normalmente no site www.lojaadega.com.br

8 anos

Parabéns pelo trabalho de qualidade e extremo interesse voltados à divulgação do vinho, dos ensinamentos enológicos e esclarecimentos ao responderem às dúvidas e cartas enviadas. Cumprimentos a toda a equipe de enólogos-colaboradores cujos comentários analíticos, acerca dos vinhos degustados e merecedores de divulgação, são sempre bem-vindos e se constituem de “pequenas aulas”. Particulares cumprimentos à simpática Sílvia Mascella Rosa, cujas opiniões e comentários contêm um quê inconfundível. O fato é que todos aqueles que se dispõem a trabalhar nesse ramo só o fazem porque amam o que fazem e o resultado é visível, seja por meio da revista, seja por meio dos inúmeros canais de comunicação em geral.
Luiz Fernando Malheiro de Oliveira

Espanha

Fiquei impressionada com a matéria “Espanha, um país de vários vinhos” (edição 95). A Espanha, por ter uma vasta área de vinhedos e, consequentemente, inúmeras regiões e sub-regiões, é de grande complexidade. E vocês conseguiram apresentar um panorama vinícola exemplar daquele espetacular país. Um verdadeiro guia para os apreciadores dos vinhos espanhóis. Parabéns!
Maria Uzêda

Errata

Diferentemente do publicado na página 52 da edição 96 na seção Terroir Brasil, as uvas Chardonnay e Pinot Noir se popularizaram no Brasil no começo da década de 1970 e não de 1960 para a produção de espumantes.

Bonarda

(comentário enviado via www.revistaadega.com.br)
Estive viajando pela Argentina por 10 dias no mês passado e provei muitos vinhos de muitos tipos de uva, mas um me chamou a atenção pelo forte corpo, de sabor concentrado e picante. Foi o melhor vinho da viagem. Foi em Chilecito, La Rioja, onde calor no verão não falta. La Puerta, de uvas Bonarda. Muito bom. Não sou muito conhecedor de vinhos e também nunca tinha ouvido falar da Bonarda e fiquei surpreso quando li este artigo, sobre ser uma uva barata. No restaurante, não era o vinho mais caro, muito menos o mais barato. Foi-se indicado e fiquei grato com a surpresa.
João Carlos Ebone

Vinho em prol do verde

(comentário enviado via site www.revistaadega.com.br)
Adoro vinho e, depois de tudo isso (polêmica em torno dos vinhos naturais e orgânicos), continuarei a apreciar os vinhos produzidos a partir de uvas de agricultura orgânica, vinhos produzidos a partir de uvas de agricultura biodinâmica. Agora só falta saber onde encontrá-los em São Paulo.
Ubirajara Pompa

Like comentários enviados pelo Facebook

Decantar

Sabemos que o ideal para oxigenar um vinho é usando o decanter. Mas e os aeradores de vinho como Wine Finer, Aero Vino e Vinturi? Será que eles fazem mesmo as vezes do decanter?
Jair Silva

palavras chave

Notícias relacionadas