Cartas

Escreva para redacao@revistaadega.com.br

por Redação

Confraria

Sou assinante da revista, que é muito boa. Estão de parabéns. Envio aqui uma foto da nossa confraria em Cianorte, no Paraná.

Rafael Laguilo

Organizar sua adega

Gostei muito da matéria sobre como montar sua adega (edição 101). Só achei que faltou exemplos de vinhos de longa guarda... Quais rótulos para 10 anos, 20 e mais de 30 anos? Minha adega subterrânea tem capacidade para aproximadamente 300 rótulos, e tenho interesse nesses de guarda, pois, hoje, conto com 200 rótulos. Quero investir daqui para frente em rótulos de guarda.
Rafael Laguilo

Rafael, vamos abordar na revista a questão dos rótulos para longa guarda futuramente. Mas, pode-se dizer que é você também quem define em quanto tempo pretende provar seus vinhos. Há quem guarde alguns Bordeaux por 50 anos. Há quem prefira beber em cinco anos. Não existe ciência exata no vinho.

Completar a coleção

Sou assinante da ADEGA desde o início e pensava ter todos os exemplares. Dias atrás, fui arrumar minha estante de livros e revistas de vinhos e constatei a falta dos exemplares de números: 68, 75 e 87. Imagino que alguém tenha tomado “emprestado” sem minha permissão. Gostaria de comprar esses exemplares avulsos. Como faço?
Marcus Vale

Marcus, pedimos que entre em contato com o setor de assinaturas pelo e-mail assinaturas@innereditora.com.br e eles poderão lhe ajudar.

Guia ADEGA

Aproveito para esclarecer uma dúvida, possível for. O Guia Adega Vinhos do Brasil 13/14 não contempla vinícolas de relevância comercial como Geisse, Vallontano, Aurora, Angheben – as que lembro enquanto escrevo. Reconheço o relevante trabalho do Guia, mas fiquei com a sensação de Copa do Mundo sem alguns países de tradição.
Sylvio Reis

Sylvio, o Guia ADEGA Vinhos do Brasil contempla, sim, essas vinícolas. Aurora lá aparece desde o primeiro ano. Excetuando a Angheben, que não autoriza seus vinhos participarem de concursos e avaliações de qualquer natureza, todas as outras já estiveram no Guia e, se não estiveram em algum ano, foi por opção própria, não nossa. O convite é feito a todos, indistintamente, em todos os anos. E eles aceitam ou não participar de um Guia que não lhes cobra absolutamente nada pela participação.

Edição 100

Tivesse a Revista ADEGA publicado sua edição comemorativa antecipadamente à divulgação do Oscar, levaria com sobras o prêmio de melhor roteiro original. Trabalho impecável, raro êxito de um exemplar que mereceria a referência da edição do cometa!
Sylvio Reis

Concerto de vinho

Venho por este meio apresentar o “Concerto para Enólogo e Vozes d’Homens”. Um concerto que exalta o vinho e as suas qualidades que sempre ajudaram o homem a superar-se na criação artística. Prova disso é a quantidade e a qualidade de peças musicais que chegaram até nós e que nos propomos partilhar com os verdadeiros apreciadores (de música e de vinho). O Ensemble Vocal Introitus tem realizado este programa nos mais diversos espaços, com vários enólogos, destacando-se a prova na Quinta da Lagoalva com Diogo Campilho e Mário Louro, e os jantares vínicos na Pousada de S. Filipe, em Setúbal, com Mário Louro (e os vinhos de Malo Tojo), na Casa Ermelinda Freitas com Jaime Quendera e Leonor Freitas, no PetraRio com Rui Madeira, da VDS e Frederico Rosa Santos com Terras d’Alter, entre outros. Proponho uma visita ao “site” do Ensemble Vocal INTROITUS (www.introitus.org) de modo a conhecer a biografia do grupo e dos respectivos elementos, os concertos que realizaram, e ainda para constatar a sua qualidade através da audição de excertos de algumas peças do repertório.
Manuel Líbano Monteiro

Icewine

Estou indo para o Canadá ficar dois anos e ouvi falar do Icewine, o vinho que é colhido congelado. Vocês já fizeram alguma matéria sobre eles em alguma edição? Sou assinante novo e não sei se já foi publicado em revistas antigas.
César Artur Denari Marsicano

César, sim, já fizemos algumas, como esta, por exemplo:
http://tinyurl.com/qxbdetv
Mas quem sabe voltemos ao tema futuramente.

palavras chave

Notícias relacionadas