Cartas

Escreva para redacao@revistaadega.com.br

por Redação

Pôster

Um tempo atrás vi que vocês possuíam aquela imagem (bem clássica!) de várias taças de vinho com os aromas do vinho. Trabalho numa vinícola e gostaria de expor aquela imagem aqui no varejo. Como faço para conseguir uma imagem daquelas?
Magda M. Spindler

O pôster pode ser adquirido no site www.lojaadega.com.br

Priorato

É sempre um prazer ler a melhor revista nacional sobre o vinho e sua cultura. No excelente texto a respeito dos vinhos potentes e estruturados (edição 104 – “Uma questão de equilíbrio”) há referência aos vinhos do Priorato, dando a entender que suas qualidades “masculinas” são oriundas das uvas Tempranillo e/ou Garnacha. Mas vale lembrar que a uva predominante no Priorato é a Cariñena, que possui altos teores de açúcar, cor e tanino. Para muitos, é a uva mais cultivada no mundo.
Antonio Ferreira Monteiro

Duvalier

Tenho um Château Duvalier com 40 anos gostaria de saber se vocês não conhecem alguém que esteja interessado.
Elis

O Château Duvalier não foi feito para ser um vinho de guarda. De qualquer forma, se alguém se interessar, pode escrever para a redação e enviaremos o contato.

Vinhos para avaliação

Possuo uma importadora de vinhos e gostaria de enviar alguns rótulos para serem degustados e avaliados pela revista ADEGA. Como devo proceder?
Mauricio V. Ceccon

Basta enviar uma amostra de cada rótulo que tiver interesse que degustemos para o endereço:
Av. Corgie Assad Abdalla, 845
Vila Sônia, São Paulo, SP
CEP 05622-010
As amostras serão cadastradas e degustadas às cegas por nossa equipe (como é de praxe), assim que possível.

Galega

No número 101, na página 65, a respeito da Galega, diz-se que o “galego-português passou a ser dominado pelo castelhano, acarretando no desaparecimento público, oficial, literário e religioso da língua até finais do século XIX”. Mas o Gallego definitivamente não está morto. É uma das línguas oficiais da Espanha, com aproximadamente 3 milhões de falantes (7% da população espanhola) na região autônoma da Galícia (norte de Portugal) e em pequena região ao oeste da Espanha. Inclusive está sendo cogitada para ser uma das línguas oficiais da União Europeia.
Antonio Ferreira Monteiro

Antonio, o texto se refere ao galego-português. Repare que o começo do texto diz: “Falada na Comunidade Autônoma da Galícia, região espanhola ao norte de Portugal, a língua galega pode ser também ouvida nas zonas fronteiriças da Galícia com as comunidades de Astúrias e León, assim como na Argentina, Cuba e Uruguai, países com grande fluxo migratório dos ‘celtas espanhóis’. Assim, o galego não deixa de ser uma forma evoluída do já extinto galego-português.”

Temperatura

O vinho uma vez refrigerado pode voltar para a prateleira?
Helinho

Conforme publicado no artigo “Oscilações perigosas” na edição 104, não é aconselhável alternar temperaturas. Isso pode prejudicar bastante o vinho. O ideal é que a temperatura se mantenha constante.

China em crise

Toda moda, ou melhor, modismo, uma hora passa. Agora eles (chineses) estão sentindo. Já haviam cantado essa bola desde o começo da febre do vinho na China. Espero que só restem os bons vinicultores, aqueles que levam a sério o que fazem. Boa dica de filme-documentário sobre isso é o Red Obsession. Gostei muito.
Lô Rodrigues

Errata

Na edição 104, na seção Cave, página 90, o vinho Cusumano Nero d’Avola 2012, foi publicado com o valor de R$ 72, porém, o preço correto é R$ 67. Vale informar ainda que faltou a indicação de “olho aberto”, pois o vinho foi avaliado durante um evento de lançamento. Lamentamos o equívoco.

palavras chave

Notícias relacionadas