18.Nov - Vinhos - Descoberta

Champagnes bicentenários são encontrados na Finlândia

por Redação

Rolha de Champagne
Duas garrafas de Champagne datadas do século 19 foram encontradas na costa da Finlândia. E para surpresas de muitos, elas ainda se encontram frescas e adequadas para o consumo.

As garrafas estavam junto a 168 frascos descobertos neste verão em uma escuna que naufragou ainda na primeira metade do século retrasado, no arquipélago de Åland, na Finlândia.

A princípio, as duas garrafas foram identificadas como Champagne Juglar, uma casa que, posteriormente, seria absorvida pela Champagne Jacquesson, em 1829. Contudo, especialista chegaram à conclusão de que, de fato, uma das duas raridades se tratava de um Veuve Clicquot não safrado, de 1830.

"Ambos os vinhos eram muito vivos e surpreendentemente doces. Como esperado, eram doces em grande estilo, com cor dourada e aromas de mel e tostado". Assim o Master of Wine finlandês Essi Avellan descreveu os dois tesouros.

O governo local pretende utilizar as garrafas para fazer propaganda de Åland, uma região pequena e autônoma dentro da Champagnes.

ESPECIAL: O mundo subterrâneo de Champagne - Com 18 quilômetros de caves subterrâneas, Pommery é uma das casas mais famosas na produção de champanhe

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do Dia: À chegada do Trem Bala

+ Entre socos e trombadas, uma taça de vinho

+ Nordeste dos Estados Unidos espera "safra da década"

+ Tradicional vinícola californiana fecha as portas

+ O melhor vinho do dia: Ao sucesso da Petrobras
Ao sucesso da Petrobras

+ Harrods inova e investe no varejo de vinhos
+ Escócia rejeita "preço mínimo" para álcool

palavras chave

Notícias relacionadas