China será o maior produtor de vinho do mundo em cinco anos

País asiático atualmente é o quinto em termos de área vitivinícola, mas, segundo instituto de pesquisa, deve dobrar o número de vinhedos em cinco anos

por Redação

China

Em cinco anos, produção na China vai superar Espanha, França e Itália, os maiores do mundo hoje

De acordo com o centro de pesquisas The French National Centre for Scientific Research (CNRS), a China vai se tornar o maior produtor de vinhos do mundo dentro de cinco anos. Boris Petric, antropólogo do instituto de pesquisa, estima que a China vai dobrar o número de vinhos nos próximos cinco anos, superando a Espanha, França e Itália para se tornar o maior produtor do mundo.

A área de produção chinesa vem crescendo e atualmente é a quinta maior do mundo. Segundo a Organização da Vinha e do Vinho (OIV), a Espanha tinha 1 milhão de hectares em 2012, seguida pela França com 800 mil hectares. Os vinhedos chineses cobriam 570 mil hectares no ano passado, mais do que nos Estados Unidos.

Peric acredita que o crescimento será continuado, especialmente por razões políticas. “Vai ajudar as regiões mais pobres, que estão sofrendo economicamente”, disse. Ele ainda aponta que o crescimento dos vinhedos impede as tempestades de areia em locais que estão passando pelo processo de desertificação. 

palavras chave

Notícias relacionadas