Mamma mia!

Cientista italiano cria robô capaz de fermentar vinhos

Muito semelhante ao androide R2-D2 da saga Star Wars, o ‘Genesis’ pode produzir 100 litros da bebida por ciclo

por Redação

Um empresário italiano acaba de apresentar uma ideia inovadora para produtores de vinho. Donato Lanati, da empresa Enosis Meraviglia, que realiza pesquisas sobre o vinho, com sede em Piemont, criou um robô capaz de fermentar vinho, abrigar 200 kg de uvas e produzir 100 litros da bebida. 

Donato e o projeto 'Genises'

Na prática, as uvas são colocadas no 'Genises' e o operador comanda a máquina atráves de um painel de controle localizado na parte posterior direita do aparato, que dá início à fermentação das frutas. 

Após o procedimento inicial, o vinho é levado para um laboratório, com temperatura controlada, onde luzes coloridas são colocadas na mistura para uma fermentação mais aprofundada.

O robô foi produzido para extrair o melhor de cada uva, usando um cursor sensorial que mensura o potencial de açúcar, nível de pH e antocianinas extraíveis da fruta.

O mecanismo também pode controlar oxigenação, maceração (operação que consiste em deixar o sumo da uva em contato com as cascas e as sementes antes da fermentação álcoólica) e trasfega, movimento que transfere o vinho de um recipiente para o outro. Donato faz uso de uvas indígenas cultivadas em vinhedos de Piemont, Calábria, Sicilia, Sardenha e Toscana para a produção de vinho no 'Genises'.

palavras chave

Notícias relacionadas