Compras certeiras

Compras certeiras

Todo mundo está atrás de uma barganha. A frase é do chef-sommelier do imponente La Tour d'Argent, um dos personagens desta edição. David Ridgway, que toma conta da mais respeitada adega de restaurante da França, está acostumado a receber milionários em seu salão - gente que muitas vezes não está preocupada com valor gasto com vinho ou comida - e ainda assim admite que, para todos, é importante sentir que se degustou um vinho que vale quanto custou. E uma das melhores formas de encontrar isso na taça é analisar a relação entre o preço e a pontuação.

Desta forma, garimpamos nossas provas recentes e fizemos uma seleção especial de rótulos que nos surpreenderam nas degustações. Vinhos que foram avaliados com 90 pontos ou mais e que custam até R$ 100. Entre as opções que se apresentaram, elegemos 20 vinhos de diversos estilos e países, que pudessem agradar os mais variados gostos e provar que não é preciso gastar muito para beber bem.

Ainda no terreno das surpresas positivas, nesta edição aproveitamos para comentar a mais nova edição do Guia ADEGA - Vinhos do Brasil, lançado neste mês e disponível em livrarias e no site lojaadega.com.br. Neste ano, nossa equipe avaliou 575 vinhos e, depois de três anos degustando centenas e centenas de rótulos de todas as regiões produtoras, pudemos analisar objetivamente o desenvolvimento e os rumos do vinho brasileiro.

De nossas terras fomos para um recanto bucólico da Itália, na Úmbria, mais especificamente em Montefalco, lugar onde os vinhos de Sagrantino - que por anos viveram à sombra dos Sangiovese - florescem e começam a encantar o mundo com seus taninos marcantes. E de lá rumamos ao norte para explorar na Alemanha os complexos e elegantes Riesling em suas diversas formas de expressão, numa entrevista com Barbara Selbach, da Selbach-Oster.

Com tudo isso, temos certeza de que você vai encontrar um vinho perfeito para esses dias de inverno que se aproximam.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas