Almanaque do vinho

Cinco animais que podem não parecer, mas são um perigo para os vinhedos

Em algumas partes do mundo, principalmente na Europa, existem histórias de viticultores sobre bichos que comem suas uvas e ameaçam a produção de vinho

por Redação

Animais nos vinhedos.Credit: Photo Cindy, Flickr

Um guaxinim pode ser um problema para os produtores

A maior parte das vinhas ao redor do mundo não possui muita proteção. Quando seus viticultores não estão presentes, muitas "pragas"  à procura de alimento podem comprometer a qualidade do vinhedo.

Listamos a seguir os cinco maiores predadores de uvas. Muitos, ao primeiro olhar, até são fofos, mas ameaçam safras inteiras de vinhos.

Guaxinins na Alemanha

Estes animais não são nativos do país germânico, foram introduzidos pelo piloto de avião nazista Hermann Goering, em 1943, quando ele notou que a Alemanha não possuía uma grande fauna. Os Guaxinins são muito adaptáveis, não possuem predadores naturais e em boas condições se espalham como coelhos, destruindo a agricultura e lixeiras locais.

A maior destruição causada por estes simpáticos seres se deu em 2005, quando devastaram uma plantação de uvas inteira em Brandenburg, região oeste de Berlim. Atualmente, são mais de um milhão de Guaxinins na Alemanha, mesmo com todas as iniciativas tomadas pelo governo para conter as ninhadas.

Esses predadores naturais se espalham como coelhos

Javali selvagem na Toscana

A grande e crescente população de javalis selvagens tem sido um desafio para os vinhedos de Toscana.

Javalis comem uvas na Toscana

Javalis, abundantes na área central da Itália, atacam vinhedos

Esses animais contam com mais de 150.000 só na região de Toscana. Gênova chega a ter javalis urbanos que vasculham lixo. São poucos os predadores para controlar esses números.

Os javalis, animais de 80 a 100kg, vagueiam em bandos para afastar os lobos, comendo as uvas e achatando videiras.

Babuínos na África do Sul

Primatas com um gosto caro. Os babuínos sul-africanos devoram apenas as melhores uvas doces, como Pinot Noir e Chardonnay. Eles realizam inúmeras degustações de uvas e, se alguma for muito azeda, eles jogam tudo no chão, fazendo a maior sujeira.

Além de devorar as uvas, os babuínos ainda têm gosto refinado

Os travessos bichos pegam as frutas mesmo antes de crescerem ao nível de uma parreira, arrebentando os novos brotos das videiras e deixando apenas um buraco no chão.

Por razões óbvias, é ilegal atirar nestes animais na África do Sul, por isso os viticultores apenas constroem enormes cercas em volta de suas vinhas que atrapalham (mas não impedem) estes inteligentes macacos de entrarem.

Veados na América do Norte

Doces e com folhas leves, as uvas são o alimento ideal para o cervos.

Até alho é utilizado para tentar afugentar os veados dos vinhedos

Pensando em formas de proteger seus vinhedos, sem maltratar os bichinhos, viticultores norte-americanos instalaram em suas propriedades cercas elétricas, repelentes em spray e até suco de alho para afastar os animais.

Pássaros em todo mundo

Pesadelo. Este é o apelido dado aos pássaros pelos proprietários de vinhedos em todo o mundo.

Pássaros atacam vinhedos

Bandos de pássaros podem acabar com uma safra

Em Sonoma, Califórnia, viticultores de uma adega têm falcões aliados pairando sobre as vinhas assustando os enormes bandos de estorninhos que normalmente devoram uvas maduras.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas