Quem corre sabe o que isso significa. Entende a injeção de adrenalina do exercício. Passa a conhecer e desafiar os limites do corpo. Mas também aprende a apreciar a vida com uma visão diferente, despreocupada, observando cada detalhe em seu caminho. Para quem corre, a famosa cena em que Forrest Gump relembra para sua amada suas andanças de leste a oeste dos Estados Unidos não é tão irreal quanto parece. Correr, em um certo sentido, logo torna-se conhecer a si mesmo e o mundo. Quanto mais bela a paisagem, mais absorvemos dela. São diversos os cantos do planeta que serviriam de palco para belas corridas e os corredores sabem reconhecer esses encantos. Não à toa, regiões vinícolas têm entrado no calendário dessas provas (amadoras, mas às vezes profissionais também), oferecendo uma paisagem deslumbrante aos participantes. E o Brasil acaba de entrar nesse cenário.

Corridas como essa já são tradição nos Estados Unidos, no Napa Valley, por exemplo. No Brasil, a Wine Run contou com 350 corredores de 12 estados

Enocorredores
Em um belo dia de 15 de setembro, as trilhas e vinhedos de Bento Gonçalves se exibiram para um grupo diferente de visitantes, que passava admirando as parreiras fora dos habituais automóveis ou ônibus. Eram corredores que percorreram 21 quilômetros de ruas e trilhas entre os vinhedos na primeira edição da Wine Run Brasil. Corridas como esta já são sucesso nos Estados Unidos em lugares como Napa Valley, Oregon e Washington e também em alguns terroirs da Europa. Essas provas ficaram conhecidas como “boutique style run” e se caracterizam por um número controlado de corredores e pela aproximação da relação do vinho com atividades saudáveis.

#Q#

Não é só festa
Quem pensa que a corrida foi um passeio pelos vinhedos se engana, pois os vales e vinhedos de Bento Gonçalves proporcionaram um grande desafio em altimetria, intermeando desafiadoras subidas a trilhas, unindo um circuito muito técnico à paixão pelo estilo de vida da principal região produtora de vinhos do Brasil. Nesta edição da meia maratona, participaram 350 corredores de 12 estados brasileiros em prova individual, mas também com revezamento em duplas e trios.

Amigos, casais e famílias enfrentaram o instigante percurso que teve como vencedores nas categorias individuais o espanhol José Mateo Potillo Dominguez, com o tempo de 1h20m51s, e a corredora gaúcha Ana Veiga, com o tempo de 1h41m02s.

Depois da prova, participantes fizeram uma grande confraternização na “sparkling wine party

Festa depois
Após o fantástico turismo esportivo de correr entre as principais vinícolas do país, os atletas foram recebidos e confraternizaram na festa de premiação “sparkling wine party”, em que o corredor recebia uma taça para degustar espumantes e saboreava um delicioso buffet de massas, frutas e também suco de uva integral. Ao contrário da maioria das corridas, esta confraternização marcou um dos grandes momentos da prova, com sorteio de muitos brindes.

Muito elogiada pelos atletas e caracterizada como uma prova desafiadora e belíssima, segundo Ivane Fávero, secretária de Turismo de Bento Gonçalves, “a Wine Run passa a integrar o calendário oficial de eventos de primavera da cidade de Bento Gonçalves”.

Muitos corredores eram habitués amigos do mundo do vinho e tantos outros foram receber os corredores e participar da confraternização, ajudando a transformar cada participante em um embaixador das belezas da região, que ainda tiveram muita energia e entusiasmo para visitar as vinícolas e participar de jantares harmonizados no que se converteu, acima de tudo, em um delicioso fim de semana.


Curiosidades

Artigo publicado nesta revista

Últimas Curiosidades

22-06-2015
00:00 Correndo entre vinhedos
18-05-2015
00:00 Bolshoi nos vinhedos
13-10-2014
00:00 A natureza do Sertão
21-04-2014
00:00 Vinhedos, recordes e festas
29-01-2014
00:00 Da Serra ao Sertão
07-09-2013
00:00 “O vinho me disse o que ele é”
14-08-2013
00:00 Il vino, bel canto
16-07-2013
07:57 Vinho em 24 quadros por segundo
14-06-2013
08:09 Depois do 25 de Abril
15-05-2013
09:33 Nas trilhas do vinho
Mais Curiosidades »
Almaviva

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano



Receba o boletim Revista ADEGA

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas

Mais lidas

1 Bons vinhos abaixo de R$50 Notícias
2 5 maneiras criativas de abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas Notícias
3 Como tirar uma mancha de vinho? Notícias
4 Qual a influência do tamanho das bolhas no sabor do Champagne? Notícias
5 Que taça escolher? Capa
6 Lista traz 10 garrafas de vinho que custaram fortunas Notícias
7 Qual adega comprar? Escola do vinho
8 Conheça os mais caros e desejados vinhos do mundo Notícias
9 Vinhos e queijos, a combinação perfeita Notícias
10 Aprenda a servir o vinho na temperatura correta Notícias