Prontas para o vinho

As taças precisam de cuidado

Você sabe a maneira certa de limpar uma taça de vinho? Damos 11 dicas para você deixar suas taças sem manchas ou odores que podem atrapalhar sua degustação

por Sílvia Mascella Rosa

Muita gente vai dizer que é coisa de enochato, mas não se deixe levar por isso. Quem gosta de vinhos sabe da importância de uma boa taça. E quem sabe quanto custa uma boa taça, vai entender a necessidade de cuidar bem dela. Sendo assim, seguem aqui dicas para que suas taças estejam sempre em bom estado, prontas para seus momentos de prazer e apreciação.

Foto: Ricardo Torquetto

1- Não seja preguiçoso e lave você mesmo suas taças. Nas mãos de outras pessoas, você pode até ter a quem culpar por uma quebra, mas o prejuízo ainda será só seu.

2- Se não tiver disposição para lavá-las logo após o uso, ao menos coloque um pouco de água dentro de cada uma delas, assim o resíduo de vinho tinto não manchará o fundo.

3- Se o fundo da taça já estiver manchado, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio dentro dela e também um pouco de água. Deixe até o dia seguinte.

"Para lavar suas taças, evite usar

detergente. Apenas enxágue com

bastante água morna para retirar

os resíduos e seque logo em seguida

para evitarmanchas"

4- Para lavar, menos é mais. Só use água e, se possível, morna para retirar o resíduo da gordura dos dedos e dos lábios. Se houver manchas de batom, retire primeiro com um guardanapo macio, depois lave.

5- Uma esponja pode ser utilizada, com delicadeza e sem a palha de aço, desde que seu propósito seja somente esse - lavar copos. E nada de colocar detergentes perfumados. Se não houver outro jeito, coloque uma gota mínima de detergente neutro e enxágue.

6- Não utilize limpadores de mamadeiras ou outros objetos com cerdas firmes que possam riscar a parede das taças.

7- Uma vez lavadas, elas devem ser colocadas em um suporte com a boca para baixo. Se não tiver esse suporte, utilize um pano de prato limpo e sem perfume algum (isso é muito importante) para apoiar as taças. Aliás, o ideal é comprar panos de prato brancos e lavá-los em separado, sem amaciantes, sem aqueles líquidos que ajudam a passar. Esses panos estarão à sua disposição somente para esse fim, mantidos limpos e sem perfume, somente para seus copos. Não compre tecidos atoalhados, que deixam fiapos nas taças por muito tempo enquanto são novos.

8- As taças não devem ficar sem ser secas por muito tempo. A quantidade de minerais presentes na água da torneira pode deixar manchas que são difíceis de remover. Portanto, lave e seque em seguida.

9- Não tenha medo de secar suas taças. Com a ponta do pano em uma mão, segure o pé da taça, com a outra mão envolva a taça com o pano e seque por fora. Com leveza, coloque a ponta do pano dentro da taça e vá girando devagar, assim você vai secar completamente.

10- Antes de guardá-las, verifique se não ficou umidade, pois, dentro de um armário de madeira, elas poderão desenvolver um aroma desagradável.

11- No momento de utilizar, verifique cada taça contra a luz. Apesar de limpas, elas podem ter alguma mancha ou odor. Para isso, utilize um pano com um pouco de água e um pouco de álcool para limpá-las e higienizá-las. Se tiver um borrifador, use-o. A lista parece grande e complicada, mas, depois de fazer isso duas ou três vezes, suas taças ficarão mais fáceis de serem limpas. Para alegria de todo apreciador de vinhos, taças precisam de uso. Aproveite.

Os resultados são taças limpas e prontas para serem usadas

palavras chave

Notícias relacionadas