No Masters of Food & Wine South America, 23 chefs criaram pratos para harmonizar com rótulos prestigiados de Mendonza

A cidade de Mendoza, na Argentina, é conhecida pela prolífica produção de vinhos, além da bela paisagem. Essa região foi palco da primeira edição de um dos maiores eventos enogastronômicos da América Latina, organizado pelo hotel Park Hyatt de Mendoza por iniciativa de Carl Emberson, australiano e diretor geral do hotel, com o apoio de Suzana Balbo, presidente de Wines of Argentina. Entre os dias 15 e 20 de fevereiro, Mendoza sediou o Masters of Food & Wine South America, que contou com a participação de 50 vinícolas argentinas, conceituados chefs de vários países e mais de 600 participantes.

#R#

Jantares e almoços foram assinados por 23 chefs. Entre eles, o americano Andrew Ormsby, o japonês Kenichiro Ooe, o francês Jean-François Rouqette, o francês Emanuel Bassoleil e a argentina Paola Carosella. O menu do cardápio de abertura ficou a cargo de Pascal Valero, do Gran Hyatt Brasil. O grande diferencial do evento foram os diversos almoços ocorridos nas vinícolas de Mendoza, como Catena Zapata, Terraza de Los Andes, Dominio del Plata, O. Fournier e Familia Zuccardi. Cada bodega recebeu um chef que preparou um cardápio exclusivo para harmonizar com seus vinhos. ADEGA participou de almoços nas bodegas Dominio del Plata e Terrazas de Los Andes, além de outro privado com José Manuel Ortega, proprietário da O. Fournier.

Andrew Ormsby foi o responsável pelo cardápio do Dominio del Plata. Entre os vinhos oferecidos, estavam “Crios Chardonnay 2005”, “Crios Syrah- Bonarda 2005”, “BenMarco Malbec 2005” e “Susana Balbo Virtuoso”. A surpresa ficou por conta da sobremesa. Foi servido um trio de chocolate harmonizado com o Late Harvest de Malbec “Susana Balbo Virtuoso”. Harmonizou muito bem com o chocolate, graças às barricas de alta tostagem, que imprimiulhe um delicioso aroma de chocolate.

A Terraza de Los Andes teve como chef convidado o argentino Fernando Trocca, do restaurante Sucre, de Buenos Aires. Entre os vinhos selecionados da bodega estavam “Afincado Malbec” e “Terraza de Los Andes Chardonnay” e o “Afincado Petite Menseng”, um Late Harvest com produção restrita, ainda desconhecido no Brasil.

O almoço da O. Fournier, oferecido com exclusividade para ADEGA, teve pratos do conceituado chef espanhol Xavier Sagristá, do restaurante Mas Pau, localizado na região da Catalunha. O cardápio ofereceu deliciosos pratos típicos da cozinha contemporânea espanhola, harmonizados com os vinhos Alpha Crux e B Crux. A experiência foi enriquecida pela maravilhosa sala de almoço em vidro, com oito metros de pé direito e vista para a Cordilheira dos Andes.

Sala de almoço da O. Fournier: oito metros de pé direito e vista dos Andes

Paralelamente ao evento, ADEGA foi convidada para uma degustação vertical de Cheval des Andes. A vinícola fica na Região de Las Comportas ao pé da cordilheira, juntamente com os vinhedos de Malbec e Cabernet Sauvignon, cultivados em altitudes de 1067 metros e 980 metros. Fomos recebidos em um lounge, montado no meio das videiras, e tivemos a oportunidade única de degustar o que será o “Cheval des Andes 2006”. O enólogo Nicolas Audebert fez, ao vivo, a assemblage desse futuro vinho, unindo Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot, que pela primeira vez substituirá a uva Petit Verdot.

Para encerrar essa viagem única, um passeio inesquecível em Los Chulengos, uma estância que é a última propriedade Argentina na fronteira com o Chile. Aos leitores fica a dica de bloquear a agenda para 2008.


Enoturismo

Artigo publicado nesta revista

Últimas Enoturismo

18-04-2013
11:16 Menina e Moça
22-01-2013
08:34 Ao perfume dos vinhedos
04-09-2012
11:31 Riviera
13-06-2012
07:55 Enogastronomia na terra da liberdade
16-04-2012
12:03 De Miró a Gaudí, a Adrià
21-09-2011
12:46 Uma viagem à Sicília através da biodiversidade do vinho
12-08-2011
11:30 Vinhas vistas do alto dos castelos
18-07-2011
13:45 Paris
28-06-2011
08:14 Entre tapas, quesos y vinos
04-05-2011
05:48 Vinho e neve
Mais Enoturismo »
Almaviva

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano



Receba o boletim Revista ADEGA

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas

Mais lidas

1 Bons vinhos abaixo de R$50 Notícias
2 5 maneiras criativas de abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas Notícias
3 Como tirar uma mancha de vinho? Notícias
4 Qual a influência do tamanho das bolhas no sabor do Champagne? Notícias
5 Que taça escolher? Capa
6 Lista traz 10 garrafas de vinho que custaram fortunas Notícias
7 Qual adega comprar? Escola do vinho
8 Conheça os mais caros e desejados vinhos do mundo Notícias
9 Vinhos e queijos, a combinação perfeita Notícias
10 Aprenda a servir o vinho na temperatura correta Notícias