Direita e esquerda, em convivência pacífica

Editorial - Edição 97

por Redação

De um lado, os Premier Crus Classés, como Lafite, Latour, Haut-Brion, Margaux e Mouton. De outro, os grandes de Pomerol e Saint-Émilion, como Pétrus e Cheval Blanc. Isso só para citar os mais conhecidos. Ou seja, não é fácil fazer uma escolha.

No entanto, entre os apreciadores de Bordeaux, há quem prefira os vinhos da margem esquerda do rio Gironde, assim como os que gostam mais dos da margem direita. Os “partidários” de cada lado gostam de argumentar em favor de sua margem predileta, mas, diferentemente das questões políticas, essa divisão de gostos raramente gera um atrito mais grave, pois os “de direita” e os “de esquerda”, nesse caso, sabem reconhecer as qualidades dos “adversários”.

ADEGA, então, resolveu se embrenhar nessa saudável disputa entre as margens bordalesas para que você tenha ainda mais argumentos para defender a sua posição em favor de algum dos lados. Ou, melhor do que isso, entenda as diferenças de estilo e sinta-se cada vez mais inclinado a também provar vinhos do “outro lado” que, provavelmente, irão lhe agradar – sem que isso signifique uma traição ao seu “partido”.

De Bordeaux, seguimos para Roma. Diz-se que o ditado “quem tem boca vai a Roma” é mal empregado. Segundo os estudiosos da língua, a questão que a frase encerra é política e não de comunicação, e a boca nos levaria a “vaiar” Roma e não ir até a cidade. No entanto, em ADEGA certamente preferimos a versão que dá conta de quem bem se comunica chega aonde quer, ou seja, Roma. Mais do que isso, nesta edição, podemos usar uma interpretação “gastronômica” da máxima, acreditando que, quem tem bom paladar, vai à capital italiana aproveitar as excelentes opções de enogastronomia. Em nossas páginas, você encontra dicas dos melhores passeios, lojas, restaurantes e também das famosas gelaterias romanas.

Ainda nesta edição, discutimos os diferentes formatos de copos e taças e quais os mais indicados para que você possa apreciar melhor cada tipo de bebida, mostrando como o formato desses recipientes evoluiu com o tempo. Aproveitamos ainda para conversar com Cristiano Van Zeller, um dos nomes mais respeitados do Douro, que contou como precisou recomeçar sua empresa duas vezes e quais os caminhos que ele enxerga para os vinhos da região.

Você encontra isso e muito mais em nossas páginas, que estão sempre permeadas por mais de 100 vinhos selecionados e avaliados por nossa equipe.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas