Nas bancas

Edição especial de ADEGA comemora os 11 anos da revista

Publicação destaca técnicas ancestrais para produção de vinhos atuais e o Sauvignon Blanc de Santa Catarina

por Redação

Esta é uma edição comemorativa, pois ADEGA completa 11 anos de existência. Nesse tempo, já vimos e vivemos muita coisa do mundo do vinho. Sim, ainda somos jovens e temos muita vida pela frente, mas, como um bom Bordeaux, depois de pouco mais de uma década, já atingimos uma boa maturação e estamos prontos para evoluir ainda mais. Aliás, vale lem­brar que nascemos em uma safra memorável, 2005, icônica em Bordeaux – e também no Brasil.

Em 11 anos de existência, nossas páginas estamparam uma infinidade de rótulos. Conversamos com centenas de enólogos e produtores. Visitamos as mais diversas regiões vitivinícolas do planeta. Sempre antenados com as prin­cipais novidades e tendências. E, com isso, vimos como os vinhos e os paladares do mundo evoluíram.

Tem sido interessante, mais do que notar as mudanças na taça, viven­ciá-las. Por isso, nesta edição, resolvemos falar de algumas técnicas usadas pelos enólogos para criar vinhos modernos. Mas, para isso, curiosamente, eles têm se voltado cada vez mais para métodos ancestrais de produção. Ou seja, é olhando para o passado que se tem feito vinhos do futuro. Aqui, você vai entender quais são essas técnicas e seus resultados, além de con­ferir uma seleção de rótulos elaborados com algumas delas.

Voltando ao tema Bordeaux, trazemos uma entrevista especial com Jean-Charles Cazes, do Château Lynch-Bages, que revelou os segredos de como administrar uma propriedade bordalesa e deu insights do mer­cado en primeur e da place de Bordeaux. Depois, você ainda confere a história do claret e do porquê de esse termo ter se tornado sinônimo de vinho bordalês.

Da França vamos ao Peru, dando dicas preciosas de alguns dos melhores restaurantes da América Latina, onde se pode comer e beber bem, tanto em Lima quanto na histórica Cusco. De volta ao Brasil, fomos vasculhar as ra­zões pelas quais o Sauvignon Blanc de Santa Catarina vem se destacando nos últimos anos e pode se tornar um ícone da vitivinicultura brasileira.

Enfim, celebramos 11 anos já maduros, mas com ainda muito vigor. Ansiamos pelo novo, mas também valorizamos as tradições. Vivemos o vi­nho todos os dias em sua essência e queremos transmitir isso todos os meses em nossas páginas para que você também se contagie. Brinde conosco.

>> Clique aqui para tornar-se um assinante da Revista ADEGA!

palavras chave

Notícias relacionadas