Em busca de conhecimento

por Redação

Esta edição de ADEGA é uma viagem. Uma viagem pelas mais diversas regiões vitivinícolas do mundo com os nossos três editores de vinho. Nosso ponto de partida talvez possa ser o Piemonte, onde tivemos o prazer de sermos os primeiros representantes brasileiros a participar de um dos mais importantes eventos de vinho dessa região no noroeste da Itália, o Nebbiolo Prima, provando as mais recentes safras dos desejados Barolos e Barbarescos. Quem conta essa incrível história e traz as melhores novidades é Sílvia Mascella Rosa, que foi uma das avaliadoras.

Depois, Luiz Gastão Bolonhez fala dos vinhos do outro lado do globo, da terra dos cangurus, coalas e aborígenes, a Austrália. Montamos um panorama completo das principais regiões vitivinícolas australianas, assim como um pouco da história e tradição vitivinícola do país (como o mítico Penfolds Grange), além de uma degustação especial de vinhos de renome das melhores zonas.

Em seguida, Eduardo Milan pormenorizou a região de La Mancha, a famosa terra de Dom Quixote, que possui a maior extensão de vinhedos contínuos do mundo. Trazemos todos os detalhes sobre a produção vitivinícola dessa área, bem como particularidades e curiosidades, além de uma prova de vinhos das diferentes localidades e estilos dentro de La Mancha feita por Hong Sup Kim, membro de nossa equipe de avaliação.

Nossa viagem continua, desta vez não para uma zona vitivinícola, mas para uma cidade que é destino de muitos brasileiros e está repleta de boas opções de enogastronomia. Dessa forma, nosso expert em azeites e gastronomia, João Calderón, dá dicas dos melhores lugares para quem quer juntar vinho e boa comida em Nova York. Fazemos uma lista com os melhores, mais badalados e reputados restaurantes, assim como também algumas boas novidades, e como não podia deixar de ser, ótimas lojas de vinho.

Nesta edição também damos boas-vindas ao maior especialista em vinhos sulamericanos, Patricio Tapia - autor do Guia Descorchados -, que está em nossas páginas pela primeira vez e, como é de seu feitio, sempre atento às novidades, brinda-nos com um artigo sobre o uso de ânforas no processo de vinificação. Será que estamos voltando à Antiguidade?

Enfim, esperamos que você saboreie nossas páginas e passeie conosco por todos esses lugares e assuntos fascinantes.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas