Empresa brasileira é pioneira no uso de robôs de safra

Aurora é a primeira vinícola do mundo a empregar tal tecnologia

por Redação

A Aurora é a primeira vinícola do mundo a empregar robôs de safra no recebimento de uvas. De tecnologia alemã, é programada para descarregar 3 BINs (caixas de coleta com capacidade para até 400 kgs/cada) por minuto - o que equivale dizer que descarregarão até 1,2 tonelada/minuto. A novidade já funciona em duas unidades da vinícola: na matriz em Bento Gonçalves e na unidade de Vinhedo, ambas no Rio Grande do Sul.


Segundo a empresa, os BINs começaram a sem inseridos nas propriedades dos associados no ano passado e cada colaborador tem a liberdade de aderir no seu ritmo. Neste processo, as uvas são preservadas e o desperdício de mosto no transporte diminui, fato que acontecia com caixas menores. Do lado do agricultor, as vantagens também moram na produtividade e lucratividade, já que o equipamento faz o que antes era um trabalho braçal e lento de carregar as caixas uma a uma, colocá-las no caminhão e descarregá-las na vinícola.

O presidente da empresa, Itacir Pedro Pozza, acredita que pelo menos 35% de todo o volume da colheita deste ano tenha sido feito em BINs

palavras chave

Notícias relacionadas