Embalagem com rótulo touchscreen se acopla a diferentes refis, que mantêm a bebida degustável por 30 dias
por Redação
Os utensílios "inteligentes" se revelam uma tendência irrefreável deste século 21. Conectados à internet, eles fornecem informações atualizadas para seus usuários e ganham cada vez mais autonomia. Com garrafas de vinho, a evolução não foi diferente. Uma empresa norte-americana acaba de apresentar a Kuvée Smart Bottle, que se acopla a refis de diferentes vinhos e dispõe de um rótulo digital touchscreen.
Imagine uma garrafa touchscreen que conta a história do vinho que está sendo degustado, que dispõe de dicas para harmonizações e com conexão WI-FI que permite a compra de vinhos direto da garrafa.
A invenção do programador Vijay Manwai mostra-se engenhosa. Ao comprar uma Smart Bottle, o consumidor recebe refis de diferentes vinhos, selecionados pela própria Kuvée. Os refis são introduzidos através da parte inferior da garrafa, que automaticamente o identifica e disponibiliza o histórico do vinho em um "rótulo" digital, onde também avisa a quantidade de vinho que ainda se encontra no refil e sua vida útil.
Cada refil contém cerca de cinco taças de vinhos (750 ml). A empresa já trabalha com quase 50 rótulos de vinícolas principalmente da Califórnia, oferecendo diferentes varietais, mas a ideia é ampliar o portfólio para outras partes do mundo, incluindo Europa. O produto permite a abertura de vários vinhos ao mesmo tempo, utilizando a mesma garrafa para diferentes refis. Basta apertar um botão da garrafa para destravar e trocar o refil.
Além dos mimos digitais, o refil mantém a bebida degustável por 30 dias, mesmo fora da geladeira, segundo o fabricante, por conta de seu sistema de vedação, que reduz o contato da bebida com o oxigênio. A empresa explica que o refil utiliza um metal especial, mais eficiente do que o vidro como isolante, e ainda dispõe de uma tampa de rosca, que garante melhor fechamento. Além disso, dentro do refil, a bebida fica armazenada em um saco térmico e impermeável, com bico especial.
Na prática, o vinho tem pouco contato com o oxigênio, que interfere na composição da bebida. O prazo de 30 dias foi estipulado com suporte de uma equipe de sommerliers, que analisou os "danos" sofridos pelo vinho depois de exposto ao oxigênio. De acordo com a Kuvée, essas deteriorações detectadas são perceptíveis apenas por profissionais ou especialistas.
Veja o vídeo de demonstração do produto:
Vijay Manwai explica o funcionamento da garrafa inteligente. (Coloque legendas em português para entender o vídeo)
A Kuvée, empresa de startup com sede na cidade de Boston, nos Estados Unidos, foi criada por Vijay Manwai, um programador e amante do vinho. Vijay estudou enologia na Universidade de Boston, onde degustou por oito meses, período do curso, dezenas de vinhos que foram sua inspiração para criar a Kuvée. Os investidores Founder Coletive, General Catalyst e Bolt aplicaram o valor de US$ 6 milhões na empresa. As vendas da Smart Bottle começaram nesta semana no site da própria empresa e os preços das garrafas com os kits de vinho variam entre US$ 199 a US$ 429. Por enquanto, só serão feitas entregas em território norte-americano.