Entre os melhores do mundo

Alguns vinhos ficam para sempre em nossa memória.

por Christian Burgos

Alguns vinhos ficam para sempre em nossa memória. Uma degustação de grandes vinhos nem se fala. É o caso de nossa degustação especial desta edição, em que colocamos a prova 20 grandes ícones chilenos das principais vinícolas. Uma mostra do potencial da vitivinicultura do Chile. Mas nem só de vinhos consagrados vive o enófilo. Sendo assim, decidimos explorar uma das novas descobertas em nosso "vizinho sem fronteiras", a Carignan - uma variedade francesa que está surpreendendo em alguns terroirs chilenos. Já no Velho Mundo, outra casta está mostrando que merece seu lugar ao sol. A Sangiovese na Romagna que busca provar sua capacidade de gerar vinhos tão bons quanto os da região famosa ao seu lado, a Toscana, também na Itália.

Enquanto isso, no Brasil, algumas notícias continuam assombrando todos nós que amamos o vinho. O Selo Fiscal já está aí atrapalhando a vida de muitas importadoras e pequenos produtores nacionais, enquanto aguardamos o julgamento do mandato de segurança que o questiona. Em nossa opinião, trata-se de um mecanismo inadequado para uma situação em que já existem leis suficientes e o que falta é fiscalização. Temos visto erroneamente a questão do Selo ser categorizada como uma batalha entre um grupo de produtores nacionais e importadores, mas, na verdade não é apenas o produto nacional que perde com o contrabando, importadores sérios também, e muito!

Aqui em ADEGA torcemos para que a Justiça se ilumine e nos encha de alegria, da mesma maneira como torcemos para que a safra de 2011 não enfrentasse as dificuldades da safra anterior. E deu certo! Sílvia Mascella Rosa percorreu a Serra Gaúcha, Campanha, Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, em Santa Catarina, para acompanhar uma safra que tem tudo para nos surpreender com a qualidade de seus vinhos.

Por fim, nós, amantes do vinho, sempre temos boas razões para abrir vinhos especiais. Pode ser quando buscamos a harmonização perfeita com a bela culinária italiana, como fez Carlos Cordeiro; ou então um lugar inspirador como é o caso do Teatro Municipal de São Paulo, ou até um momento especial, como uma noite de neve após um dia esquiando no Chile. O Chile, aliás, é objeto de um especial encartado nesta edição, que conta tudo o que você queria saber sobre o maior exportador de vinhos para o Brasil.


Bons Vinhos e Saúde,
Christian Burgos

palavras chave

Notícias relacionadas