Especial 9 Anos

Mais do que uma revista

Por Arnaldo Grizzo em 13 de Outubro de 2014 às 00:00

Há nove anos, o mercado de vinhos no Brasil já era promissor e vinha crescendo continuamente. Na época, diante da oportunidade, algumas pessoas e empresas começavam a pensar em se arriscar no negócio do vinho, tanto que mais recentemente, pipocaram diversos novos importadores, buscando espaço entre os gigantes previamente estabelecidos – que haviam desbravado esse mercado muito tempo antes. Assim como também surgiram novas vinícolas, abrindo ainda mais o leque do vinho nacional. Hoje, a indústria do vinho vê diante de si um grande futuro, tendo trilhado um caminho sólido nesses últimos anos.

 

Em 2005, naquele mercado que apresentava sinais de crescimento e maturidade, surgiu ADEGA para suprir uma carência e uma necessidade iminente dos consumidores, fossem eles enófilos de longa data, como também a multidão que dava seus primeiros passos no mundo do vinho: informação de qualidade e com isenção.

Com uma postura séria e profissional desde o princípio, a revista ADEGA não só conquistou seu espaço no mercado, como logo se tornou a principal referência. Mais do que isso, hoje, nove anos depois, não ganhou somente o respeito e admiração da indústria nacional, aqui contando produtores, importadores, lojistas etc, como também do trade internacional – que nos acompanha pelo aplicativo nos tablets e smartphones – a reconhece como o principal meio de comunicação ligado ao vinho de toda a língua portuguesa, não somente no Brasil.

Para conquistar esse reconhecimento, além de tempo – tão importante quando se trata de vinho –, foi necessário trabalho consciente e perseverante com ética e seriedade, além de investimento e visão. Um dos fundamentos da revista, desde o seu nascimento, por exemplo, foi a total isenção de seu corpo de degustadores que, além de avaliar às cegas milhares de vinhos todos os anos, não estão ligados de forma alguma ao comércio de vinhos, garantindo uma avaliação “sem rabo preso”.

Da mesma forma, ADEGA sempre primou pela informação de qualidade, trazendo todos os meses reportagens especiais escritas por especialistas no assunto, contando as principais tendências do mercado brasileiro e internacional. Aliás, fomos a primeira revista a dedicar espaços regulares para tratar do vinho nacional, acreditando que era preciso alertar os consumidores das boas coisas que estavam sendo feitas por aqui.

Quem acompanha ADEGA há nove anos certamente viu o desenvolvimento da revista e é capaz de compreender o vinho e seus agentes hoje. Em nossas páginas, por exemplo, damos voz a algumas das figuras mais relevantes da enologia mundial com entrevistas exclusivas que revelam a visão privilegiada de quem está literalmente dentro desse mercado. Então, em todos esses anos falamos com consagrados enólogos como Michel Roland, Alberto Antonini, Alejandro Vigil, Marcelo Papa, Felipe Toso, René Barbier, John Duval, Jean-Guillaume Prats, Aurélio Montes, João Portugal Ramos, entre tantos outros que revolucionaram conceitos e vinhos mundo afora, além de produtores renomados como Philippe Sereys de Rothschild, Nicolas Catena Zapata, José Alberto Zuccardi, Sylvie Cazes etc, muitos dos quais fazem questão de conversar com ADEGA quando veem ao Brasil. Enfim, um panorama da história do vinho, da Antiguidade até os nossos dias, passa todos os meses por aqui.

Além da revista

No entanto, ao ganhar prestígio, ADEGA não mais se restringiu às páginas mensais da revista. Desde 2011, a Inner Editora, responsável pela publicação, também edita a versão brasileira do guia Descorchados, a principal referência em vinhos sul-americanos, uma “bíblia” com mais de 3 mil vinhos argentinos, chilenos e uruguaios avaliados anualmente pelo jornalista chileno Patricio Tapia.

Há quatro anos também iniciamos o Guia ADEGA – Vinhos do Brasil, com mais de 700 vinhos nacionais provados a cada edição, o que demonstra a confiança dos produtores brasileiros tanto em seus produtos quanto na seriedade do trabalho deste que é o único guia verdadeiramente independente no mercado brasileiro.

Antes mesmo dos guias, porém, o bom trabalho de avaliação de vinhos pelos especialistas da revista já podia ser conferido no primeiro site de busca de vinhos do Brasil, MelhorVinho.com.br, que é atualizado mensalmente com os rótulos provados por nossos degustadores. Para quem quer sempre encontrar o vinho perfeito para cada ocasião, o site conta com um banco de dados de pontuações e resenhas ímpar no país.

Com tantos predicados e tamanha presença no mercado, ADEGA também acabou reconhecida por duas importantes entidades de classe: a Associação Brasileira de Enologia e a Associação Brasileira de Sommeliers, com as quais têm parcerias de trabalho significativas, ajudando a realizar eventos como o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil (único reconhecido pela OIV no país), por exemplo, entre tantas outras ações que visam solidificar a cultura do vinho entre os consumidores brasileiros.

Dessa forma, a Inner Editora também se lançou no ramo de eventos com a Go2Market (www.go2market.com.br), empresa formada especialmente para dar forma às diferentes maneiras de promover o vinho em ações diretas com o consumidor ou com o trade, seja com palestras, roadshows, grandes degustações, jantares especiais etc, além da Wine Run, a meia maratona realizada em meio aos vinhedos do Vale dos Vinhedos e Vale do São Francisco.

Mais recentemente, ADEGA deu mais um passo na direção de seus leitores e criou o Clube ADEGA (www.clubeadega.com.br), um clube de vinhos pensado especialmente para quem quer entrar realmente nesse mundo fantástico que se desvela em nossas páginas todos os meses. A seleção de vinhos do clube é feita para congregar não só o que de melhor nossos especialistas provaram dentro de uma faixa de preço, mas também rótulos que acreditamos que precisam ser conhecidos, pois, além de serem bons, trazem algo mais. O clube então é uma verdadeira passagem para o universo encantador de ADEGA, trazendo o associado para nossa mesa de degustação.

Então, se você gosta de vinho e quer sempre o melhor, com a melhor informação, você a encontra aqui há nove anos.


Especiais especial 9 anos Adega Clube Adega

Artigo publicado nesta revista

Revista ADEGA 108 · Outubro/2014 · 1863

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