Mundovino

Eventos do mundo do vinho

por Redação

Fotos: Divulgação

Mais 6%

O clima na França parece estar indo muito bem. De acordo com estimativas, a safra de uvas do país deverá exceder em 6% a quantidade de 2010. Serão cerca de 23 milhões de hectolitros de vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC - ou AOC, em francês) e 13,6 milhões de vinhos IGP (os antigos vins de pays, categoria superior aos vinhos de mesa).

Mais Champagne

Procurando atender a crescente demanda de vinhos da região, os produtores de Champagne decidiram aumentar o rendimento por hectare. O limite da safra, que ano passado foi de 10.500 kg/ha, está fixado em 12.500 kg/ ha pela entidade reguladora da região, e, com isso, espera-se que as vendas aumentem 2% ao ano nos próximos três anos.

Pelo terceiro ano seguido, Champagne aumenta rendimento por hectare

NASA

Como parte de um projeto para localizar meteoros, 16 câmeras de vídeo que fotografam o céu a todo instante foram colocadas em meio às videiras de uma vinícola dos Estados Unidos. Elas deverão auxiliar os cientistas a verificar a distância de alguns meteoros e, dessa forma, proteger o planeta. E uma primeira descoberta já foi feita: um meteoro incomum, que só se forma a cada 60 anos e é causado pela trilha de poeira de um cometa, que ainda não foi estudado.

Dieta do vinho

Segundo pesquisa divulgada no jornal Daily Mail, uma taça diária de vinho pode impedir que pessoas ganhem peso ou até mesmo ajudar a emagrecer. Segundo estudos, bebidas alcoólicas (especialmente o vinho) - que já foram vistas como inimigas da balança -, se consumidas moderadamente, evitam o ganho de peso e podem ser incluídas em qualquer dieta. Alguns cientistas afirmam que o fato é consequência do consumo de resveratrol, que destrói as células de gordura. Mas a pesquisa afirma ainda são necessários mais estudos para comprovar essa tese.

Promoção

A união de 400 produtores de Pommard, na Borgonha, irá solicitar ao INAO (órgão francês de controle da Denominações de Origem) a promoção dos Premier Cru Epenots e Rugiens a Grand Cru. Por meio de um dossiê que está sendo elaborado desde abril e deverá ser entregue em 2012, os vinicultores tentam provar que tanto Epenots (com cerca de 13 hectares) quanto Rugiens (de 27 hectares) deveriam ser considerados Grand Cru por conta de sua história, terroir e preço. Esses seriam os dois primeiros Grand Cru de Pommard, que até agora só tem vinhedos Premier Cru.

#Q#
Fotos: Divulgação

Solteiro desejado

Após participar da sétima edição do reality show The Bachelorette - programa no qual 25 solteiros tentam conquistar uma mulher - e ser rejeitado na final, o vinicultor da Evolve Winery, de Sonoma (Estados Unidos), Ben Flajnik vai voltar para a próxima edição como o solteiro desejado. A rede ABC aproveitou o status de celebridade que Flajnik conquistou e o convidou para ser o centro das atenções do próximo The Bachelor (ele será o único homem, disputado por 25 mulheres).

Cozinha do Brasil

Aconteceu, entre os dias 28 e 31 de julho, a quarta edição do Paladar - Cozinha do Brasil, no hotel Grand Hyatt São Paulo. O evento contou com os mais importantes chefs do cenário nacional, como Alex Atala, Helena Rizzo, Roberta Sudbrack, entre outros, e teve diversos workshops e discussões com a temática da cozinha brasileira. O evento ainda contou com algumas presenças internacionais, como, por exemplo, a do escritor e cientista Harold McGee, convidado especial.

Infravermelha

Vinicultores de Bordeaux agora dispõem de um sistema de tecnologia infravermelha, cuja principal função é mostrar a maturação das uvas. O serviço, chamado Enoview, pode determinar a uniformidade do processo de amadurecimento. Quanto mais verde as frutas, mais forte é a superfície da planta no mapa; e quanto mais vermelho e azul elas são, menos desenvolvida é a vegetação. Desse relatório, o vinicultor pode tirar diversas conclusões, incluindo a data ideal da colheita.

Mais saúde

A análise de cerca de 140 estudos, datados desde 1977 até hoje e que envolveram mais de 365 mil pessoas, concluiu que o consumo moderado de vinho (até duas taças por dia) reflete na diminuição de 23% das chances de desenvolvimento de algum tipo de demência ou disfunção cognitiva, como, por exemplo, o Alzheimer. Ainda não se sabe como o vinho age, mas acreditase que seja por meio do resveratrol, que também reduz o risco de doenças cardiovasculares e coronárias. A pesquisa foi divulgada pela Loyola University, de Chicago.

Mulheres em baixa

Há 50 anos, a primeira mulher dos Estados Unidos com diploma em vinicultura se formou na Universidade de Califórnia - Davis, mas, desde então, a ala feminina não foi muito além. Atualmente, apenas 10% das propriedades californianas têm mulheres no cargo de vinicultoras, sendo que, desde a década de 1990, elas formam quase metade dos estudantes dessa especialidade.

Vinho pop

A banda escocesa Snow Patrol se uniu para ajudar as vítimas das enchentes de Queensland e Victoria, na Austrália. Junto a uma vinícola, lançaram seis garrafas exclusivas do vinho Teusner Shiraz Barossa Valley 2008, de seis litros, criadas especialmente para a ocasião. Os vinhos, autografados por todos os integrantes da banda de rock e nomeados com o título do álbum de 2008, Hundred Million Suns, serão leiloados em setembro, e as estimativas de preço já alcançam os US$ 3.500.

Preferido dos jovens

Um novo estudo realizado em cinco países do Novo Mundo sugeriu que, entre todos os tipos de vinho, os jovens preferem os espumantes, por serem uma "bebida social". Um dos entrevistados afirmou que "o espumante é uma bebida de ação, de grande vivacidade, para estar em movimento" e que costuma beber quando está fora de casa. A maioria disse, ainda, que no futuro deverá optar por ele em vez de cervejas e destilados.

#Q#

Subindo

Na primeira metade de 2011, as exportações de vinho brasileiro cresceram 40% em relação ao ano passado. Foram mais de US$ 1,2 milhão para 27 países, sendo o Reino Unido o principal destino, com 17% das exportações. Depois dele vieram a Colômbia, a Holanda, os Estados Unidos e a Alemanha, respectivamente. E as boas notícias não acabaram: nos seis primeiros meses do ano, o valor médio das exportações cresceu 114%, o que sugere que estamos exportando produtos de maior valor agregado.

Tenha sua vinícola... no Facebook

O mundo do vinho acaba de invadir o Facebook. Um aplicativo da Wines of Chile, que simula as atividades vinícolas, foi lançado recentemente e promete ajudar muitos a realizarem o sonho de plantar uma vinha. No Terroir Hunting, os usuários podem ter a sua própria vinícola virtual, colhendo uvas, fermentando, envelhecendo o vinho, engarrafando e, por fim, vendendo e exportando-o. Além disso, vinicultores reais dão dicas e conselhos aos jogadores.

Hard as a rock

Seguindo o fluxo de outras bandas, como Motorhead, Kiss e Whitesnake, os roqueiros do AC/ DC lançaram, em parceria com a vinícola australiana Warburn Estate, uma linha de vinhos própria, composta por rótulos batizados com os nomes de seus maiores hits, como Back in Black Shiraz, Highway to Hell Cabernet Sauvignon, Hells Bells Sauvignon Blanc e You Shook Me All Night Long Moscato. Os vinhos foram lançados no dia 18 de agosto e, por enquanto, só estarão disponíveis em lojas australianas.

Fotos: Divulgação

Novo presidente

Frédéric Drouhin, representante da quarta geração da Maison Joseph Drouhin, na Borgonha, foi nomeado como o novo presidente da Primum Familiae Vini (PFV - associação de 11 famílias europeias líderes mundiais do setor vinícola) para o biênio 2012/2013, substituindo Pablo Alvarez, de Vega Sicilia. A família Drouhin produz vinho desde 1880, quando Joseph Drouhin comprou uma vinícola na cidade de Beaune, Borgonha, e atualmente é um dos maiores e mais renomados produtores da região.

Porto no Brasil

O Brasil voltou à lista dos 10 principais países consumidores de Vinho do Porto, ocupando o décimo lugar - o primeiro é ocupado pela França. Segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), o consumo brasileiro desse vinho cresceu 31,2% no primeiro semestre deste ano, o equivalente a 2,4 milhões de euros, comparado ao mesmo período do ano anterior. O Brasil é responsável por 1,8% do total de vendas mundiais. A França mantém-se no topo da lista, consumindo um volume de 36,5 milhões de euros até junho, seguida da Holanda, com 16,7 milhões de euros e Portugal com 15,1 milhões.

palavras chave

Notícias relacionadas