Eventos do mundo vitivinícola

por Redação

O VINHO MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO
Um vinho que limpa os vasos sanguíneos e reduz o risco de ataques cardíacos – essa é a invenção do médico australiano Philip Norrie, que diz ter criado o vinho mais saudável do mundo. Cada garrafa desse novo fermentado contém até cem vezes a quantidade do antioxidante resveratrol presente nos produtos comuns. Essa substância ajuda a manter o fluxo do sangue, deixando as artérias livres de depósitos de gordura. O médico já está produzindo um Shiraz e um Chardonnay.

Fotos: Divulgação

ESPUMANTE DE PRATA PARA MADONNA
Vinte e cinco garrafas de um espumante que contém partículas de prata foram encomendadas pela cantora Madonna. O vinho, de cor rosada, é produzido pela casa Artesanatos del Vino. Cada garrafa custa por volta de 130 euros na versão prata, mas com partículas de ouro o valor sobe para 230 euros.

VINHO COM 100% DE ÁGUA
A safra 2007 do vinho Pinot Grigio delle Venezie, da vinícola Gaetano D’Aquino, foi feita com 100% de água e, pior, água de torneira. O fato ocorreu por culpa de um funcionário que acidentalmente conectou o canal do vinho a uma torneira. O Conselho de Controle de Bebidas de Ontário, no Canadá, recolheu todas as garrafas. Seu vice-presidente, George Soleas, satirizou: “acho que alguém estava esperando que Jesus transformasse a água em vinho”.

POLUIÇÃO DE BORDEAUX NA MIRA
O Conselho Interprofissional do Vinho de Bordeaux (CIVB) tem a intenção de reduzir em 15% as emissões de CO2 na região nos próximos cinco anos. O total de emissões geradas direta ou indiretamente pelas atividades da indústria do vinho aumentou o equivalente a 200.000 toneladas de carbono por ano, motivo que levou o CIVB a tomar essa decisão. O maior vilão da história é o vidro das garrafas, que exige muita energia para ser fabricado. Em segundo e terceiro lugar estão o transporte do vinho, que acontece principalmente pela via rodoviária, e o deslocamento de visitantes para o enoturismo.

VINHO ANESTÉSICO???
Um morador da cidade de Peekskill, Estados Unidos, foi preso por trabalhar como dentista sem diploma em um consultório montado em sua cozinha. Para agravar sua situação, o suposto dentista utilizava um garrafão de vinho para aliviar a dor de seus pacientes.

Fotos: Divulgação

HOMENAGEM A ELVIS
O produtor de vinhos da Califórnia, Stillman Brown, ganhou o prêmio anual de Syrah Shootout no Hospice du Rhône, com o vinho temático de Elvis, nomeado de La Mort du Roi (a morte do rei). No rótulo, há uma pintura que mostra o cantor em um banheiro de Graceland cercado por várias pílulas. Brown, grande fã de Elvis, ainda lamenta à revista Wine Spectator: “Se Elvis bebesse vinho em vez de tomar pílulas, ainda estaria vivo e tocando em Vegas essa semana”.

#Q#

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS EM ALTA
Até o mês de novembro de 2008, as exportações de vinhos e espumantes brasileiros somaram US$ 4,52 milhões, 90,4% do total estimado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) até o final de 2009. Os resultados são referentes à participação de 34 vinícolas do Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil. Essas exportações são destinadas a 27 países, sendo os maiores volumes endereçados aos Estados Unidos, Holanda, Rússia e Paraguai.

Fotos: Divulgação

NOVO DIRETOR DA APROVALE
O empresário e engenheiro Aldemir Dadalt assumiu a diretoria da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). No novo cargo, Dadalt tem metas arrojadas, dentre elas a construção do Museu Nacional do Vinho, implantação de uma ciclovia e conclusão dos trabalhos para a obtenção da Denominação de Origem.

VINHO, CHÁ E CHOCOLATE PARA OS IDOSOS
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Oslo afirma que a combinação de vinho, chocolate e chá, em quantidades moderadas, melhora a performance cognitiva em idosos. Mas, eles alertam: vinho e chocolate demais podem trazer efeitos negativos para a saúde. Por ironia, os três possuem altos níveis de flavonóides, substância que, em excesso, pode causar demência e regressão na performance cognitiva.

LÍNGUA ELETRÔNICA IDENTIFICA VINHOS
Pesquisadores da Escola Técnica Superior de Aachen, Alemanha, desenvolveram o projeto de uma “língua eletrônica” que identifica alterações nos vinhos. O processo é simples: coloca-se uma pequena quantidade da bebida em seus sensores que analisam as substâncias, reconhecendo as variedades de uvas e medindo a relação entre ácidos, açúcar e álcool. O aparelho reconhece apenas características que nele foram armazenadas. Portanto, quanto mais variações a língua “experimentar”, melhor será a sua eficiência.

VINHO NA MAMADEIRA
Um novo bistrô de Manhattan, o La Cave des Fondus, recebeu vários fregueses curiosos, que foram à inauguração do local para comer fondue e beber vinho em mamadeiras. O dono do lugar, Jacques Ouari, se inspirou em outro estabelecimento, o La Refuge dês Fondus, em Paris, em que a bebida é servida em mamadeiras, a fim de evitar a taxa para vinhos servidos em taças.

CHÂTEAU D’YQUEM EM GARRAFA DE 15 LITROS
O produtor do Château d’Yquem, renomado vinho doce de Bordeaux, anunciou que a safra de 2007 será vendida em nebuchadnezzars, uma garrafa gigante de 15 litros, que equivale a 20 garrafas comuns. Essa é a segunda safra a ser oferecida neste formato. As nebuchadnezzars de 2005 foram todas vendidas rapidamente por cerca de US$ 17.000.

VINHO DO PORTO ETERNIZADO
O Vinho do Porto é considerado um ícone mundial. Por isso foi colocado dentro de uma cápsula do tempo em um jantar de gala que comemora a posse de Barack Obama, em Londres, na província de Ontário, Canadá. Esta cápsula do tempo, que será aberta somente daqui a 100 anos abrigará, entre outros itens, uma garrafa de vinho do Porto de 1961, o ano que Obama nasceu.

palavras chave

Notícias relacionadas