Terrasses Du Larzac, no Languedoc, torna-se nova denominação de origem

Região de La Clape, também no Languedoc, deve ser a próxima

por Redação

Terrasses du Larzac, em Languedoc-Roussillon, foi aprovada pelas autoridades francesas como uma denominação de origem independente, provando que a região vem melhorando o status de seus vinhos recentemente. A nova denominação abrange 32 municípios localizados entre 80 e 200 metros acima do nível do mar, compreendendo 2 mil hectares de terras e 60 produtores.

Divulgação

La Clape também almeja ser uma denominação

A aprovação da nova denominação pelo INAO é mais um sinal da ascensão de Languedoc como uma região de vinhos de qualidade depois de um longo período dedicado à produção de vinho a granel.

AOC Terrasses du Larzac é uma denominação destinada somente para os vinhos tintos compostos por um mínimo de três variedades, que podem ser Grenache, Mourvedre, Carignan, Syrah ou Cinsault. As quatro primeiras devem representar, pelo menos, 75% dos vinhedos qualificados para a produção de vinhos, os quais devem ter um rendimento máximo de 45 litros por hectare.

Para o presidente de produtores da região, Vincent Goumard, da Mas Cal Demoura's, a reputação do terroir de Terrasses Du Larzac provou que há a mais profunda base para a produção de vinhos de qualidade na região. “A reputação do nosso terroir, na opinião dos profissionais e amadores de vinho, provou que aqui há a mais profunda base para se produzir vinhos de qualidade”, disse. Goumard também agradeceu os produtores conhecidos da região, como Mas Jullien, Montcalmes e La Peira por ajudarem na obtenção do status AOC.

Com esse resultado, espera-se que outra região de Languedoc, La Clape, também se esforce para se tornar uma denominação independente. Christophe Bousquet, proprietário do Chateau Pech Redon e presidente do sindicato dos produtores da província, prevê que o governo francês pode dar uma resposta positiva ainda este ano.

palavras chave

Notícias relacionadas