Vinho - 23.Set - Sucesso

Gibi aumenta venda de vinhos franceses no Japão

por Redação

Sucesso no Japão, "Drops of Gold" estimula mercado de vinhos franceses
Em março deste ano, Jean-Pierre Amoreau viu a procura pela safra 2003 de seu vinho aumentar absurdamente no Japão. Ao ligar para seu agente em Tóquio, descobriu que a série de gibis Drops of God - uma verdadeira febre no país - havia feito um episódio sobre seu vinho.

Apesar de ter ficado "muito feliz e contente" com a notícia, já que sua produção não era das mais conhecidos, o proprietário do Château le Puy, localizado na região francesa de Bordeaux, resolveu retirar a bebida do mercado. O motivo, segundo ele, era evitar a especulação, "nós queremos que nossos vinhos permaneçam ao alcance de todos".

A série de gibis japonesa começou a ser publicada em 2004 e, desde então, virou um fenômeno no mercado de vinhos internacional, aumentando o interesse do público asiático para a bebida e tornando-a mais conhecida no continente. A história em quadrinhos conta a saga de um jovem rapaz que, para herdar a vasta coleção de vinhos de seu falecido pai, precisa passar por um desafio: identificar 13 bebidas escritas pelo último seu testamento.

Os vinhos são de safras que realmente existem, como o Château Lafreur 1994 e o Château Palmer 1999, e seus produtores viram a demanda por essas bebidas aumentar desde que saíram os gibis. "O efeito tem sido enorme e impressionante", disse a porta-voz da editora que publica a tradução da série desde 2008. Segundo ela, algumas vinícolas tiveram suas exportações para a Ásia dobradas e até mesmo triplicadas.

"Os autores não esperavam esse fenômeno. Eles ficaram muito surpresos ao ver que eram capazes de influenciar o mercado francês dessa forma, uma vez que as escolhas dos vinhos foram baseadas em suas preferências pessoais", completou a porta-voz.

ESPECIAL: Bordeaux X Borgonha - ADEGA coloca lado a lado as duas principais regiões vinícolas do mundo para que você decida qual é a melhor

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Projeto de preço mínimo de destilados é rejeitado na Escócia

+ Drácula e vinho são temas de tour na Romênia

+ Região dos Vinhos Verdes aconselha jovens a sortear motorista da vez

+ "2010 será outro grande ano para Bordeaux", diz especialista

+ Diana Krall pediu 20 garrafas de vinho em seu camarim no Rio de Janeiro

palavras chave

Notícias relacionadas