História de falsificador de vinhos vai virar documentário

Produção que vai contar história de Rudy Kurniawan, julgado no final do ano passado, deve estrear no fim deste ano

por Redação

Kurniawan

Kurniawan é um dos maiores falsificadores de vinho

Para 2014, o cenário cinematográfico europeu está realizando as filmagens de um documentário sobre a ascensão e queda de um dos maiores falsificadores de vinho, o indonésio Rudy Kurniawan. Com produções em andamento no Reino Unido e França, filme intitulado “Sour Grapes” tem previsão de lançamento para o final deste ano.

De acordo com o diretor do longa metragem, Jerry Rothwell, que também participou do julgamento de Rudy, em Nova Iorque, em dezembro passado, o filme destina-se a “seguir os passos de Rudy em todo o mundo do vinho”. Segundo informações cedidas por Dogwoof, um dos distribuidores do documentário no Reino Unido, este mês já foram realizadas assinaturas para pré-venda da produção no país. “Ainda é cedo, mas há também planos para lançá-lo nos Estados Unidos”, completou.

Segundo Rothwell, o enólogo da Borgonha, Laurent Ponsot, abriu as portas de sua adega para as filmagens do documentário e tem participado ativamente das gravações. Ponsot teve alguns de seus vinhos, como o Clos de la Roche, falsificados por Rudy Kurniawan. Laurent prestou depoimento no tribunal, o que ajudou a realizar a prisão do criminoso, acusado de lucrar mais de US$1 milhão com a falsificação e venda de vinhos.

O filme, de acordo com Jerry Rothwell, é destinado para o público em geral, apesar de ser focado no vinho. “Todo mundo adora um golpe, e adora identificar qual o lado mais convincente da trama”, disse. Ao retratar a ascensão e a suposta ‘magia de adega’ de Kurniawan, o diretor pretende retratar uma ‘colisão de dois mundos’, com cenas que ilustram vinhedos da Borgonha rural e o aumento de bebedores de vinhos finos em Nova Iorque.

palavras chave

Notícias relacionadas