Histórias de sucesso

Editorial - Edição 90

por Redação

A videira é uma planta resistente. Ela é capaz de lutar contra as adversidades do clima e do solo e ainda gerar frutos. Mesmo em condições extremas, pode-se obter uvas de qualidade. Pode-se fazer o vinho. No fundo, produzir vinho é trabalhar contando com desventuras, e a despeito delas. E são os anos de empenho na vinha que dão experiência, apuram o vinho e ainda criam histórias e lendas.

"Você compra um vinho pela sua história", acredita Philippe Sereys de Rothschild, acrescentando, contudo, que ele também precisa ser bom. O herdeiro do Mouton Rothschild esteve no Brasil para o lançamento da 15ª safra do Almaviva, vinho ícone sul-americano feito em parceria com a Concha y Toro e que, mesmo ainda jovem, já conta suas próprias lendas.

História também é o que não falta para os Antinori, que estão há mais de 20 gerações produzindo vinhos na Itália e continuam escrevendo novos capítulos em seus já extensos livros de memórias. Agora, sua nova empreitada é uma belíssima vinícola literalmente encravada nas montanhas de Chianti e cuja arquitetura sem igual vivenciamos em sua grandiosa inauguração.

Na mesma linha segue o Domaine Louis Jadot, fundado em 1859. Há tanto tempo trabalhando na Borgonha, há poucos que possam falar com tanta propriedade de seus inúmeros terroirs quanto o presidente da empresa, Pierre-Henry Gagey. Em uma entrevista exclusiva, ele deu opiniões contundentes sobre os mais diversos assuntos que infl uenciam o vinho borgonhês, sempre apoiado na sabedoria obtida nos anos de prática e vivência.

Quem viveu uma experiência incrível, digna de conto de fadas, foi Guigal. Talvez o maior nome do vinho no Rhône na atualidade, sua trajetória prova que é possível, sim, mudar histórias de vida, saindo do nada para se tornar um grande fenômeno mundial. O mesmo raciocínio pode ser usado quando falamos da região espanhola mais badalada do momento, o Priorat, que fi cou esquecida durante muitos anos e, de repente, virou a fonte de alguns dos vinhos mais surpreendentes da Espanha.

Nesta edição, ADEGA conta essa e outras histórias de sucesso - que acabam se entrelaçando com a nossa própria história -, além de fazer um passeio inesquecível por Lisboa, onde encontramos lugares e restaurantes maravilhosos, além de ótimas lojas de vinhos, que devem estar no seu roteiro de viagem na próxima vez que for visitar a capital portuguesa.

Esperamos que as histórias aqui contadas inspirem, assim como as dezenas de vinhos avaliados em nossas páginas. Sempre haverá um cuja história vai lhe tocar.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas