Jean-Claude Berrouet recebe premiação

O enólogo dos enólogos, mesmo aposentado não sai do mundo dos vinhos

por Redação



Durante a feira ProWein, Jean-Claude Berrouet, ex-enólogo de Petrus, recebeu o prêmio de melhor enólogo entre os enólogos, o Winemakers Winemaker Award de 2018.

Nascido em Bordeaux em 1942, Berrouet trabalhou nas empresas de Jean- Pierre Moueix, onde foi enólogo-chefe de propriedades como Trotanoy, Petrus e também Dominus, na Califórnia e é enologo consultor da Quinta da Boa Vista, vinicola em Portugal do empresário brasileiro Marcelo Lima. Ele permaneceu em Petrus por 44 anos.

Mesmo aposentado em 2007, Berrouet não saiu do meio do vinho.

Um de seus filhos, Olivier, assumiu o cargo de diretor de vinificação em Petrus, e, com seu outro filho, Jean- François, ele não apenas administra a propriedade de Vieux Château St- André, Samion e Montagne-St-Emilion, como também presta consultoria em várias propriedades mundo afora.

A honraria, que tem sido concedida anualmente desde 2011, reconhece realizações notáveis no campo da vinificação e é escolhida por um painel de enólogos que compreendem todos os Master of Wine que são produtores de vinho e vencedores do prêmio em edições anteriores.

Os ganhadores anteriormente foram: Peter Sisseck, Dominio de Pingus (2011), Peter Gago, Penfolds (2012), Paul Draper, Ridge (2013), Anne-Claude Lefl aive, Domaine Leflaive (2014), Egon Müller, Egon Müller Scharzhof (2015), Álvaro Palacios (2016) e Eben Sadie (2017).

palavras chave

Notícias relacionadas