Leia ADEGA e adquira enoconhecimento

por Redação

"Professor, conheça seus alunos“ - Jean Jacques Rousseau (1712-1778). A palavra didática vem do vocábulo grego didásko (διδάςκω), que se refere ao lento processo de instruir, conceito que nos remete a Sócrates e seus discípulos. Nós em ADEGA temos a disseminação de enoconhecimento como um de nossos princípios, pois queremos compartilhar com nossos leitores a paixão pelo vinho. Não almejamos uma simples transferência de informação, mas sim a didática em seu sentido pedagógico mais amplo, estimulando a inteligência e capacitando o desenvolvimento pessoal de quem nos lê.

Nossa ênfase está no sujeito, em seus anseios e necessidades. Queremos dividir o que gostamos, oferecendo não um caminho formal entre o não-saber e o saber, mas sim o convite a uma descoberta. Acreditamos na compreensão fluida (sem trocadilhos!) e orgânica do complexo universo do vinho, sobre o qual é impossível saber tudo. É, porém, factível e apaixonante buscar a visão do todo, deleitando-se com cada detalhe, que não precisa ser dominado mas experimentado. Queremos trazer nossos leitores pela mão, procurando responder suas perguntas, das mais simples às mais complexas.

Para tal oferecemos seções explicitamente educativas, como “Escola do Vinho”, “Universidade do Vinho” e “Enotécnico”. Pensamos, contudo, que a verdadeira didática deve atuar em vários planos, não apenas o técnico, mas também o humano e o cultural. Ler, portanto, seções como “Enoarquitetura”, “Enogourmet”, “Curiosidades”, “Minha Adega”, “Entrevista”, “Champanheria” e “Imprensa Internacional” tornam a experiência “vinho” integral. Este mês inauguramos uma nova seção, “O Vinho no Restaurante”, que busca proporcionar um serviço ao leitor, que encontra na restauração o grande templo para o apreciação do nobre fermentado. Serviço ainda maior está em nossa matéria de capa deste mês, que trata da polêmica taxa de rolha e da etiqueta na hora de levar o próprio vinho aos restaurantes.

Este conjunto só fica completo, no entanto, quando partimos juntos, você leitor e nós de ADEGA, para uma celebração à vida proposta em uma de nossas matérias deste mês, dedicada a “alegria de viver engarrafada”, os espumantes de todo o mundo, com a qual, mais uma vez, propomos um brinde! Como diria Napoleão “Champagne, na vitória o merecemos, na derrota precisamos dele”

Saúde!
Marcelo Copello
Editor de Vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas