Mais famoso leilão de vinhos para caridade na França sofre baixa em 2013

Com apenas 443 lotes à venda, leilão do Hospices de Beaune será o menor dos últimos anos

por Redação

Hospices de Beaune

Leilão de 2012 chegou a R$ 15 milhões

Neste ano, o leilão de vinhos do Hospices de Beaune, na Borgonha, terá apenas 443 lotes à venda depois da pequena safra de 2013. Com isso, este será um dos menores leilões dos últimos anos, menor ainda do que em 2012, que contou com somente 518 lotes. O leilão anual ocorrerá no dia 17 de novembro e, com tão pouco vinho disponível, dificilmente deverá ultrapassar os cerca de R$ 15 milhões que alcançou no ano passado.

O Hospices de Beaune é um grupo de caridade fundado no século XV que, todo ano, leiloa os mostos de vinho obtidos nas parcelas de vinhedos premium na Borgonha que lhe pertencem (geralmente frutos de doações de grandes produtores). “O clima capcioso dizimou muitos vinhedos na Côte de Beaune. Ainda assim, a colheita tardia em outubro, propiciou vinhos que são vivos e tânicos, com muito frescor, finesse e elegância”, apontou Rolland Masse, enólogo-chefe do Hospices de Beaune.

Este será o 153o leilão da entidade e será organizado pela Christie’s. Serão recebidas ofertas de todo o planeta. De acordo com Masse, 70% das compras são de negociantes da Europa, mas, compradores asiáticos e americanos também dão lances para adquirir os vinhos feitos em 60 hectares de vinhedos, sendo 85% deles Grand ou Premier Cru (as mais altas classificações da Borgonha).

palavras chave

Notícias relacionadas