Entre parreiras

Meia-maratona reúne 1.500 corredores no Vale dos Vinhedos

Caixa WineRun, que aconteceu nesse fim de semana na Serra Gaúcha, atraiu participantes de 17 estados e teve como vencedor um atleta de Curitiba no masculino e uma competidora de Porto Alegre no feminino

por Redação



A quinta edição do Caixa WineRun reuniu 1.500 competidores de 17 estados no último sábado (21) no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Ricardo Julio dos Santos, de Curitiba (PR), completou o circuito em 1h28m e venceu na categoria masculina. Daniela Santarosa, de Porto Alegre (RS), ganhou na categoria feminina com o tempo de 1h52m. 

Segundo Ricardo, a prova foi muito difícil e o clima estava muito frio e com neblina. O campeão masculino promete voltar no próximo ano para defender seu título e diminuir seu tempo de percurso.

 A vencedora do feminino, Daniela, comemorou seu segundo título da WineRun. Em 2015, ela ficou em 1º lugar na categoria dupla mista. “Agora teve um gosto especial, porque ganhei sozinha”, comemora a atleta. “Foi uma prova dura, com muitas subidas. O cenário, porém, é gratificante. O clima de confraternização pré-prova e a festa pós-corrida vale muito. É a única corrida gourmet do país”, elogia. 

O trajeto da prova qualifica a meia-maratona na categoria de um trail run, com mais de 85% do percurso com piso que intercala terra, cascalho e calçamentos com paralelepípedos entre paisagens nativas e vinhedos. A largada ocorreu no varejo da Gran Legado e a chegada foi no Campo da Capela das Almas. Foram apurados vencedores em nove categorias individuais por idade e três de duplas por gênero (incluindo a mista).

O jornalista Sérgio Xavier, que competiu na Caixa WineRun, classifica a corrida como “maraturismo”. Além de grande parte do percurso de 21 km ser em meio à natureza, os participantes podem aproveitar o fim de semana para realizar tours guiados por vinícolas, passeio de Maria Fumaça e degustações de sucos de uva, vinhos e espumantes, bem como estabelecer contato com a cultura e gastronomia da Serra Gaúcha. "A proposta da Caixa WineRun fomenta de modo sustentável o enoturismo nos principais destinos vitivinícolas nacionais, levando em conta a infraestrutura local para receber os atletas com conforto, charme e eficiência", atesta Christian Burgos, publisher da revista Adega, também organizadora do evento.

palavras chave

Notícias relacionadas