Nas trilhas do vinho

Segunda edição da Wine Run "lotou", teve bicampeã e inspirou uma nova prova, desta vez no Nordeste

por Arnaldo Grizzo

divulgação

Suor, esforço, superação. O esporte costuma recompensar o trabalho, a determinação dos atletas, porém, geralmente, somente os primeiros podem se deleitar com a celebração da vitória. No final da segunda edição da Wine Run (no dia 4 de maio), contudo, não foram apenas os primeiros colocados que comemoraram e brindaram.

Na chegada da meia maratona realizada em meio aos vinhedos de Bento Gonçalves e Garibaldi - duas das mais importantes e tradicionais cidades vitivinícolas do Brasil -, todos os mais de mil corredores inscritos foram recebidos com direito a espumante - um luxo normalmente concedido apenas aos campeões. Porém, nessa "corrida do vinho" brasileira, mesmo quem esteve longe dos primeiros lugares sentiu-se como um vencedor.

Realizada em um percurso encantador, que atravessou parreirais diante de algumas das mais prestigiadas vinícolas brasileiras, a segunda Wine Run se provou um sucesso. A meia maratona "lotou" com um mês de antecedência, alcançando os 1.200 inscritos. Muitos atletas que participaram da primeira edição, em setembro de 2012, ficaram fascinados com o ambiente e contagiaram os amigos e a família, trazendo-os para participar ou acompanhar a nova Wine Run. Vieram corredores de 15 estados brasileiros, desde o Rio Grande do Norte, Mato Grosso, e até mesmo do Acre.

Além da corrida, os participantes aproveitaram o fim de semana na Serra Gaúcha para acompanhar palestras de vinho, foi oferecido um jantar com massas e também degustações especiais de vinhos e pratos típicos da região. Ao término da meia maratona, a festa continuou por horas, com muita música e diversão.

Corrida no Nordeste

Ana Gorini da Veiga, bicampeã da prova, foi uma das que estavam mais animadas. Ela terminou a corrida em 1h47min03. "A prova é muito difícil, com várias subidas fortes, mas o percurso é lindo e, mesmo com um pouco de dor, consegui chegar na frente novamente. Neste ano, não estava tão bem treinada", afirmou a professora da Universidade Federal de Porto Alegre, de 36 anos, que sofreu com uma hérnia de disco. O campeão masculino foi Sidnei Castanha, natural de Canela. Ele completou a prova em 1h20min05, desbancando o campeão do ano anterior José Portillo, por um minuto.

Inscrições se esgotaram um mês antes da prova, que teve 1.200 participantes de 15 estados brasileiros

"O evento foi um grande sucesso. Terminamos as inscrições um mês antes e tivemos uma lotação grande na rede hoteleira da região porque muita gente trouxe a família para conhecer a Serra Gaúcha. Para 2014, devemos aumentar o número de inscritos. Mais do que isso, estamos programando para novembro deste ano mais uma Wine Run, desta vez na região de Petrolina, no Vale do Rio São Francisco", informou Fred Carvalho, diretor do evento.

divulgação
Corredores foram recepcionados com festa e celebraram com muito vinho

divulgação

RESULTADOS

Masculino
1- Sidnei Castanha (Tauro Bonorino) - 1h20min05
2- José Portillo - 1h21min05
3- Osmar Leandro da Silva (Nilo Tozzo/Sidna Dis./Macromaq) - 1h23min04

Feminino
1- Ana Gorini da Veiga - 1h47min03
2- Solange Bressan (Restaurante Andrea/Corpo Inteiro) - 1h49min56
3- Ivani Gomes dos Santos (Bramil/Guaramil) - 1h53min14

Duplas
Masculino
Tauro e João (Tauro Bonorino) - 1h32min34

Feminino
Maria e Miriam (Transforma) - 2h05min07

Trios
Masculino
Gerson, David e Flávio - 1h24min03

Feminino
Luciane, Patrícia e Vanessa (Sprint) - 1h47min12

palavras chave

Notícias relacionadas