Naturalmente

por Redação

O que é um grande vinho? Como ele feito? Qual deve ser o peso da mão do enólogo em sua formulação? Recentemente tivemos a oportunidade de degustar um vinho produzido por um amigo e crítico de vinhos feito com a menor intervenção possível. Fruta orgânica e de excelente qualidade, comprada a US$ 2 o quilo e colocada dentro de uma ânfora para vinificar naturalmente. Tudo com muito carinho, resultando num vinho horrível! Uma experiência frustrante, mas muito instrutiva, de nosso amigo e parceiro Patricio Tapia, fã da pureza do vinho, e dono da louvável coragem de se arriscar e explorar limites.

ADEGA não podia se eximir de entrar nesse jogo, questionando, obviamente, mas acima de tudo debatendo os mais interessantes temas do universo do vinho. Nessa busca por respostas, ganhamos aliados importantes. Graham Holter, publisher da revista inglesa The Wine Merchant, estreia em nossas páginas com artigo sobre vinhos naturais, enriquecido com a participação de uma dupla de peso: Felicity Carter e Robert Joseph, respectivamente editora-chefe e editor correspondente da prestigiada revista alemã Meininger's Wine Business International, principal referência B2B da indústria vitivinícola mundial.

Depois de esquadrinhar esse controverso tema, seguimos em frente e vamos vasculhar a produção de espumantes brasileiros para entender o porquê de eles terem a fama que têm entre os críticos nacionais e também estrangeiros. Seria esse um sinal de maturidade do nosso mercado?

Acreditamos que essa maturidade vai, inclusive, além das taças, informados de que o tema da salvaguarda terá seu desfecho nos próximos dias (após o nosso fechamento) e crentes de que, após a decisão, o consumidor poderá continuar tendo acesso, no Brasil, a vinhos do mundo todo sem a interferência burocrática do Estado. Esperamos comemorar um desfecho salutar, mas também convidar à reinauguração de uma fase de diálogo e trabalho de todos em prol do crescimento da cultura do vinho em nosso país.

Esta edição está repleta de vinhos que se destacaram em nossas taças e, como sempre, convidamos você a munir-se de sua própria e provar um pouco do que há de melhor nesse mundo em que homem e natureza caminham de mãos dadas.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas