07.nov - Novo uso para garrafas no Japão

No Japão, garrafas de vinho viram pavimento para ruas

por Redação

Garrafas de vinho raramente são recicladas no Japão. Na verdade, em uma área de Tóquio, as garrafas são literalmente deixadas na rua, segundo uma reportagem recente no jornal japonês "Daily Yomiyuri".

         Na cidade de Itabashi Ward, as ruas são pavimentadas com blocos feitos de areia e cacos de vidro, como uma tentativa de diminuir as altas temperaturas na área urbana, e ao mesmo tempo deixar as garrafas usadas fora do lixo da cidade.

         Os blocos semipermeáveis são preenchidos pela água da chuva - sendo que alguns moradores até ajudam no processo "regando" as ruas. Quando o líquido evapora, o vapor resultante abaixa a temperatura da área.

         Atualmente o Japão somente recicla as garrafas de cerveja e saquê, mas não as de vinho. O experimento parece estar funcionando, e mesmo que esses blocos de vidro sejam mais caros para se fabricar e manter que os blocos normais usados nas outras partes da cidade, os produtores de vinho esperam que o benefício de uma temperatura mais baixa encorajará os japoneses a beberem mais vinho.

palavras chave

Notícias relacionadas