O gosto de Mendoza

Ótima gastronomia em ambiente agradável fazem do Nadia O.F. uma boa opção para jantar em Mendoza

por Wendy Elago

Fotos: Divulgação
Serviço: NADIA O.F. Italia 6055, Chacras de Coria Mendoza (Argentina) www.nadiaof.com

O sucesso do restaurante Urban, que funciona dentro da vinícola O.Fournier, no Vale de Uco, levou a chef Nadia Harón a servir sua gastronomia também nos arredores da cidade de Mendoza. Hoje, em uma antiga casa de barro construída no século XIX, em Chacras de Coria, funciona o seu "Nadia O.F. Restaurante".

O local foi reformado e decorado pela chef e seu marido, o viticultor José Manuel Ortega Fournier. Além da área interna, nas noites mais quentes, os visitantes podem desfrutar de suas refeições em uma enorme mesa instalada em um agradável jardim, sentando-se em cadeiras fabricadas a partir de velhas barricas.

O conceito da casa remete à personalidade dos proprietários. "A vanguarda da gastronomia é voltar às tradições", diz Fournier. A comida reflete a elegância e a delicadeza da chef. Desde o azeite do couvert até o café do fim da refeição, tudo é cuidadosamente escolhido por Nadia. Não existe cardápio. O que se oferece é um menu degustação de seis pratos, precedidos por pães de azeite produzidos diariamente no forno de barro. Não há invencionices. O que se experimenta é comfort food preparada com boa técnica e muito cuidado. A lista combina diferentes culturas e se baseia na sazonalidade, ou seja, os pratos são desenvolvidos com o que houver de melhor no mercado naquela semana. E nunca coincidem com o que estiver sendo servido no Urban.

A ideia principal do restaurante é fomentar o consumo de vinhos, mas, ao contrário do que se possa pensar, não existe uma carta propriamente dita. De acordo com Fournier, "o que se espera é que cada um traga sua garrafa preferida para o restaurante; nossos vinhos estão aqui apenas como backup". Assim, os comensais podem escolher o menu degustação simples ou harmonizado com vinhos das linhas da O.Fournier.

#Q#
Fotos: Divulgação
Não existe cardápio e tudo é cuidadosamente escolhido pela chef Nadia Harón, que oferece um menu degustação de seis pratos. O que se experimenta é comfort food preparada com boa técnica e muito cuidado. A lista combina diferentes culturas e se baseia na sazonalidade

Pratos
Belamente montados, os pratos satisfazem o corpo e a alma. A "Delícia de batata-doce com alho-poró crocante, leite de coco e sal de baunilha" e as "Favas verdes salteadas com jamón serrano", servidas como aperitivos preparam os paladares para a entrada. No caso da "Flor de batata com pisto manchego", o ovo pochê estava cozido à perfeição e delicadamente temperado com sal trufado. Outra opção, o "Creme de cebolas com espuma de parmesão" agrada também aos olhos. Inicialmente, o prato chega apenas com a espuma; já na mesa, o creme quente é derramado sobre ela, que "floresce" por sob o creme, proporcionando uma espécie de mágica. O "Bife de lomo com batata ao murro e molho vermelho" chegou no ponto correto. O "Sorbet de camomila com mel", um tipo de granita, na verdade, abriu caminho para os delicados "Profiteroles de creme e chocolate sobre redução de laranja e amêndoas".

Outra particularidade da casa é o uso de sais especiais para finalização da maioria dos pratos. De fato, o casal de proprietários é apaixonado pelo assunto e sempre traz algum tipo diferente de suas viagens. Na noite em que ADEGA visitou o Nadia O.F., foram experimentados sal de baunilha, sal de trufa, sal vermelho do Havaí e sal rosa do Himalaia, uma pequena amostra da enorme coleção.

Por fim, o serviço é correto e atencioso, fazendo com que valha a pena fazer uma reserva e tomar um táxi do centro de Mendoza até Chacras de Coria. Mas atenção, o Nadia O.F. abre somente para o jantar. Almoços apenas para grupos e agendados previamente.

palavras chave

Notícias relacionadas